O inseto adulto da Broca-do-tronco do cajueiro é um besouro (coleobroca) de hábito noturno e corpo marrom-escuro, com manchas claras.


Na fase de larva, a praga penetra no lenho da planta e se alimenta principalmente da região do colo (entre o tronco e a raiz), logo abaixo da casca.

Na medida que se desenvolvem, as lagartas constroem galerias, onde permanecem até se transformar em pupa e, posteriormente, em adultos. Ataques severos podem causar a morte da planta.

Os sintomas de ataque são semelhantes aos da doença resinose: escurecimento dos tecidos abaixo da casca, presença de resina no tronco, amarelecimento, murcha e queda das folhas e morte dos ramos.

Na fase mais avançada do ataque se observa a presença de serragem e orifícios no tronco do cajueiro, conhecidos como “furo de bala”, por onde emergem os insetos adultos.

Não existe produto registrado para o controle químico da Broca-do-tronco, ou relato de inimigos naturais associados a essa praga. Como medida de controle cultural recomenda-se o arranquio e queima das plantas atacadas.

Acesse mais informações sobre pragas do cajueiro.