Acerte no plantio com o Zarc Caju
Para plantio de cajueiro é essencial seguir as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc Caju). A ferramenta de apoio à produção reúne informações geradas pela pesquisa e indica as épocas e locais mais adequados para implantar a cultura (janelas de plantio), em cada município do País, levando em consideração características do clima, tipo de solo e o ciclo de desenvolvimento das cultivares ou clones.
Publicado por meio de Portarias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Zarc tem o objetivo de evitar que eventos climáticos coincidam com as fases mais sensíveis da produção (florescimento e frutificação), para minimizar perdas na cultura e prejuízos para os agricultores.
Benefícios do uso do Zarc
Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos a perdas na produção por eventos climáticos. Além disso, podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do governo federal. A ferramenta também facilita o acesso ao crédito rural, junto a instituições financeiras que condicionam o financiamento agrícola a cultivos em áreas zoneadas e ao plantio de cultivares indicadas nas portarias do zoneamento.
Como acessar informações do Zarc
Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar as informações do zoneamento para a cajucultura por meio do Zarc Plantio Certo, aplicativo móvel, gratuito, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital, em parceria com o Mapa, disponibilizado para sistemas operacionais Android e iOS.

Passo a passo para usar o Zarc Plantio Certo
Conheça mais

Programa de Zoneamento de Risco Climático do Mapa
Conheça detalhes do Programa de Zoneamento de Risco Climático do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Confira informações sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático do Caju (Zarc Caju), nesta live produzida pela Embrapa Agroindústria Tropical.