Vantagens da irrigação para o cajueiro

Vantagens da irrigação para o cajueiro

A irrigação melhora o desenvolvimento, a produção e a qualidade dos frutos do cajueiro-anão. Dependendo do clone utilizado, do clima da região de cultivo (principalmente do regime de chuvas) e dos tratos culturais adotados, a irrigação pode aumentar a produtividade do cajueiro em até 200%, em relação ao cultivo de sequeiro.

Em regiões semiáridas, com uso da irrigação a produtividade do cajueiro-anão pode superar 4 toneladas/hectare de castanhas e 35 toneladas/hectare de pedúnculos. Já em regiões com período chuvoso mais longo, como a zona litorânea do Ceará, a produtividade do cajueiro-anão irrigado varia de 1,5 toneladas/hectare a 3 toneladas/hectare de castanhas e de 15 toneladas/hectare a 25 toneladas/hectare de pedúnculos. Isso ocorre devido à influência das chuvas no desempenho produtivo da planta: quanto mais longo o período chuvoso, mais curta será a fase de floração e colheita.

A irrigação do cajueiro é economicamente viável quando se explora comercialmente tanto a castanha quanto o pedúnculo, seja para a indústria de processamento ou para o mercado de frutos de mesa (in natura).

Foto: Fábio Miranda

Clones de cajueiro-anão para o cultivo irrigado

Clones de cajueiro-anão para o cultivo irrigado

Os clones de cajueiro-anão desenvolvidos pela pesquisa mais recomendados para o cultivo irrigado são: CCP 09, BRS 189, Embrapa 51, BRS 226 e CCP 76.
 

Saiba mais sobre os clones de cajueiro recomendados pela pesquisa >

Métodos de irrigação

Métodos de irrigação

Os métodos de irrigação recomendados para o cajueiro-anão são: gotejamento e microaspersão.  

O sistema de irrigação por microaspersão permite umedecer um maior volume de solo em relação ao gotejamento e proporciona uma melhor distribuição do sistema radicular da planta, principalmente em solos arenosos.

Na irrigação por gotejamento a água não molha o tronco do cajueiro e os frutos que caem no solo, vantagem que contribui para reduzir a incidência de doenças e para colheitas menos frequentes em pomares com foco na produção comercial de castanha.

Quando irrigar?

Quando irrigar?

Plantas jovens de cajueiro-anão devem ser irrigadas durante todo o período de seca, para favorecer o seu desenvolvimento inicial. A partir do terceiro ano de cultivo, a irrigação do cajueiro-anão deve ser realizada entre o início do florescimento e o final da colheita

A frequência de irrigação em pomares de cajueiro varia de acordo com a capacidade de retenção de água do solo, o volume de solo molhado por planta, o consumo de água das plantas e a fase da cultura. Tanto na irrigação por gotejamento como por microaspersão, pode-se considerar intervalo médio de um dia entre irrigações, em solos arenosos, e de dois a cinco dias em solos argilosos.

O cajueiro pode ser irrigado em qualquer horário. A irrigação durante a noite permite reduzir a perda de água por evaporação e pode diminuir custos com energia elétrica. No entanto, a irrigação noturna dificulta a supervisão do funcionamento do sistema de irrigação utilizado, principalmente dos microaspersores.

Quantidade de água recomendada

Quantidade de água recomendada

A quantidade de água na irrigação do cajueiro-anão varia de acordo com o clima da região, sistema utilizado, fase da cultura, idade do pomar e porte das plantas. O cajueiro apresenta maior demanda de água durante as fases de florescimento e desenvolvimento dos frutos. 

Para as regiões produtoras do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte são recomendados os seguintes volumes médios diários de irrigação para o cajueiro-anão (em litros por planta, por dia):

Bombas injetoras de acionamento hidráulico e tanque de solução. Foto: Fábio Miranda

Equipamentos para fertirrigação

Equipamentos para fertirrigação

Para aplicação dos fertilizantes, via fertirrigação, são necessários tanques de solução, onde esses produtos são pré-diluídos, e um dispositivo injetor para introduzir a solução fertilizante na tubulação da irrigação. Os tipos de injetores mais utilizados na fertirrigação são as bombas injetoras de acionamento hidráulico ou elétrico e o injetor tipo Venturi.

Equipamentos para fertirrigação - parte 2

Todos os nutrientes requeridos pela cajucultura podem ser aplicados via fertirrigação, mas é necessário que os fertilizantes apresentem boa solubilidade em água e, quando diluídos em um mesmo tanque, sejam compatíveis entre si. Além disso, é importante utilizar um sistema de irrigação que possibilite uniformidade na distribuição dos fertilizantes no pomar.

 

Saiba mais sobre adubação e fertirrigação do cajueiro >

Conheça mais

Sistema de cultivo de cajueiro-anão - Irrigação das plantas (Aula 5)

Sistema de cultivo de cajueiro-anão - Irrigação das plantas (Aula 5)

Neste vídeo são apresentados os métodos de irrigação recomendados para o cajueiro  e confira e orientações sobre como instalar o sistema de irrigação e calcular a quantidade de água necessária para a cultura.

Irrigação em cajueiro-anão-precoce

Irrigação Cajueiro-anão-precoce

Irrigação em cajueiro-anão

Irrigação em cajueiro-anão

Veja nesta publicação informações relevantes sobre a utilização da irrigação na cultura do cajueiro-anão.

Baixe aqui

Publicado: 30/07/2024