Clima e solo
O cultivo comercial do cajueiro exige conhecer as características climáticas e os solos das áreas de produção, além das necessidades da planta em relação a estes fatores ambientais. Para se desenvolver e produzir bem, o cajueiro deve ser cultivado preferencialmente em solos profundos, com textura arenosa a média e relevo plano, e sob regime de chuvas mínimo de 800 milímetros (mm) anuais, com temperatura mínima de 22 °C, pelo menos 70% de umidade relativa do ar e elevados níveis de luminosidade solar.
Regime de chuvas
O regime pluviométrico (ocorrência de chuvas) ideal para o cultivo do cajueiro varia entre 800 e 1.500 milímetros anuais, distribuídos entre 4 e 5 meses, seguido de estação seca que coincide com as fases de floração e frutificação da planta.
O excesso de chuvas pode encharcar os solos e causar danos ao pomar, já que o cajueiro é sensível ao encharcamento. Além disso, pluviosidades elevadas contribuem para a queda de flores e aumentam a umidade relativa do ar, fatores que também causam perdas na produção.

Umidade relativa do ar
A faixa de umidade relativa do ar mais apropriada para a cajucultura varia entre 70% e 85%. Níveis superiores a 85% durante as fases de floração e frutificação favorecem a ocorrência de doenças causadas por fungos, principalmente a antracnose e o mofo-preto, e por bactérias (bacteriose do cajueiro), que afetam a produtividade e qualidade das castanhas e do pedúnculo. Umidade relativa abaixo de 50% na floração pode reduzir a fecundação das flores e causar a queda de frutos pequenos, com impactos negativos na produção.

Temperatura
O cajueiro se desenvolve e produz bem em temperaturas entre 22 °C e 40 °C mas a temperatura média ideal para a produção comercial é 27 °C. Embora adaptado às condições climáticas do Nordeste, onde predominam temperaturas elevadas, a planta também pode ser cultivada em locais com temperaturas inferiores a 22 °C, desde que não ocorram períodos muito longos de frio e geada.

Velocidade do vento
Para o cultivo do cajueiro em localidades com velocidade média do vento superior a 7 metros por segundo (7 m/s) é recomendado o uso de tutor nas plantas jovens, para evitar o tombamento, e de quebra-ventos para evitar perda de flores e frutos nas plantas adultas.
Altitude
Por ser uma fruteira de clima tropical, o desenvolvimento e produção do cajueiro são favorecidos em regiões de baixas latitudes. Embora a planta possa se desenvolver em altitude superior a 1.000 metros, a recomendação é realizar o cultivo em áreas com até 500 metros acima do nível do mar. Altitudes elevadas podem ser compensadas pela baixa latitude.
Solo
O cultivo do cajueiro é recomendado em solos de textura arenosa a média (até 35% de argila), com relevo plano a suavemente ondulado, boa capacidade de drenagem e profundidade superior a 1,5 metros.
Solos impróprios para o cultivo do cajueiro:
- Solos de baixadas: sujeitos a alagamento por períodos prolongados.
- Solos cascalhentos: apresentam uma camada endurecida e pouca profundidade, condições que dificultam a penetração das raízes e deixam as plantas sujeitas a tombamento.
- Solos salinos: o cajueiro é sensível à presença de sais, principalmente na fase inicial de desenvolvimento.
- Solos rasos e com presença de rochas: este perfil de solo impede o crescimento radicular do cajueiro.
- Solos com lençol freático muito raso (inferior a 2 m).
Benefícios da cobertura morta
Quando o cultivo de cajueiro é realizado em solos superficiais, com baixa capacidade de retenção de umidade e pouca matéria orgânica, o uso de cobertura morta (resíduos vegetais) beneficia a cultura e o meio ambiente. Principalmente em longos períodos de seca, essa prática de manejo do solo proporciona condições climáticas favoráveis ao cajueiro e contribui para reduzir a mortalidade de mudas e plantas jovens no campo.
Principais benefícios da cobertura morta:
- Proteção do solo contra o impacto das chuvas
- Redução da evaporação ao redor da muda, com melhoria na temperatura
- Retenção de água no solo, com aumento da umidade
- Controle da germinação de sementes de plantas invasoras
Zarc Caju
Conheça as épocas mais adequadas para implantar a cultura do cajueiro (janelas de plantio) no seu município ou estado, acessando as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc Caju), por meio do aplicativo Plantio Certo.
Você Sabia?

Chuvas e Solo
O cajueiro também pode se desenvolver e produzir em regimes de chuvas superiores a 1.500 milímetros anuais, mas é necessário drenar os solos para evitar prejuízos à cultura. Em localidades com ocorrência de chuvas inferior a 800 milímetros anuais, para produzir de forma satisfatória, o cultivo deve ser realizado em solos mais profundos e com boa capacidade de reter umidade ou com uso de irrigação.
Conheça mais

Prosa Rural - Estratégias de manejo e conservação do solo
Prosa Rural - Estratégias de manejo e conservação do solo
Esta edição do programa Prosa Rural aborda informações sobre os solos e suas aptidões. O pesquisador Manoel Ricardo, da Embrapa Milho e Sorgo, apresenta dicas para o manejo adequado e conservação do solo e aptidões agrícolas.
Publicado: 15/03/2024
Coleta de Amostras de Solo para Fins de Fertilidade
Este curso aborda as boas práticas para a coleta de amostras de solo e recomendações para a interpretação dos resultados das análises. Estes aspectos são essenciais para o sucesso das atividades agropecuárias.
Organizadora: Embrapa
Duração: Aberta
Carga horária: 10 horas