Foto: Claudio Norões

O Cajueiro

O Cajueiro

Nativo do Brasil, o cajueiro é uma planta frutífera, de ciclo de vida longo (perene) e porte variado, pertencente à família Anacardiaceae e ao gênero Anacardium, que compreende outras 20 espécies frutíferas. Cultivado nas regiões costeiras do Nordeste, também é encontrado em diversas áreas tropicais do mundo. Sua castanha (verdadeiro fruto do caju) e pedúnculo (pseudofruto) possuem alto valor comercial e socioeconômico para o país, especialmente pela geração de trabalho e renda no campo e na cidade.

 

Porte da Planta

Porte da Planta

Em função do seu porte, o cajueiro é classificado em dois tipos: comum (porte alto) e cajueiro-anão (porte baixo). O cajueiro comum, também chamado de cajueiro-gigante, atinge entre 12 a 14 metros de altura e 5 a 8 metros de envergadura, podendo chegar a 15 metros de altura por 20 metros de envergadura. No tipo anão, a altura média fica em torno de 4 metros e a envergadura varia entre 6 e 8 metros.

Cajueiro-comum: Planta alta, difícil manejo, difícil colheita, é indesejável para pedúnculo, produção mais tarde (a partir de 3 anos); Cajueiro-anão: Planta de porte menor, facilidade de manejo cultural e fitossanitário, mais plantas por área, pois o espaçamento entre plantas é menor, facilidade de colheita do pedúnculo (para sucos, polpas e fruta in natura), produção precoce (já inicia no 1° ano).

Porte da Planta - parte 2

O cajueiro-comum inicia a produção mais tardiamente, tem elevado potencial individual de produção e período de safra mais curto do que o cajueiro-anão.

O cajueiro-anão possibilita maior aproveitamento do pedúnculo para comercialização nos mercados de fruta de mesa e de suco, em razão do porte mais baixo e facilidade na colheita. Devido ao seu porte permite o cultivo adensado (maior número de plantas por hectare), prática que aumenta a produtividade em pomares comerciais.

Características Botânicas

Características Botânicas

Conheça mais sobre as partes do cajueiro:

Características botânicas do caju - Imagem responsiva

Características botânicas do caju. Foto: João Ravelly Alves de Queirós
Características botânicas do caju. Foto: João Ravelly Alves de Queirós
Foto: João Ravelly Alves de Queirós

Castanha e Pedúnculo

  • Fruto (Castanha)
    O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha, formada pelo pericarpo (casca) e pela semente, que é dividida em três partes: tegumento (película), embrião e amêndoa (parte comestível). A castanha-de-caju deve ser beneficiada para a retirada da amêndoa para consumo.

    Saiba mais >

 

  • Pseudofruto (Pedúnculo)
    Polpa comestível, carnosa e suculenta, também denominada falso fruto ou simplesmente caju. Plenamente desenvolvido e maduro, o pedúnculo representa cerca de 90% da fruta caju. Apresenta formas variadas, mas predomina o formato arredondado, em tons vermelho, amarelo ou matizes dessas duas cores. Nutritivo e saboroso, o pedúnculo é rico em substâncias benéficas à saúde humana, principalmente a vitamina C. Além de grande aceitação para o consumo in natura, é matéria prima para a produção industrial de sucos, doces, geleias e outros alimentos.

    Saiba mais >

Foto: Luciana Fernandes

Folhas

  • Folhas
    O cajueiro tem folhas simples, inteiras, alternas (que se inserem nos dois lados do caule da planta, mas só uma em cada nó), glabras (sem pelos), de aspecto subcoriáceo (aspecto ou dureza de couro) e com pecíolo (segmento que prende a folha ao ramo ou tronco da planta) curto.

Foto: Luiz Augusto Lopes Serrano

Flores

  • Flores
    As flores do cajueiro são pequenas, de cor verde-esbranquiçada ou vermelha. A cor esbranquiçada ocorre no momento da abertura da flor e vai evoluindo para o vermelho com o tempo. As flores estão organizadas em forma de panículas (inflorescência que emerge das ramificações intensivas do cajueiro). Geralmente as panículas contêm flores hermafroditas (aquelas que apresentam os órgãos reproduotores masculino e feminino) e masculinas (com maior proporção), se localizam na periferia da copa. 

    Saiba mais >

Foto: Antonio Teixeira Cavalcante Junior

Raiz

  • Raiz
    O cajueiro possui uma raiz pivotante (que apresenta ramificações e penetra no solo de modo perpendicular) bem desenvolvida e normalmente bifurcada (dividida em dois ramos) com raízes laterais que atingem até duas vezes a projeção da copa.

Modelo de Crescimento

Modelo de Crescimento

Na fase de desenvolvimento do cajueiro ocorre a formação de ramificações intensivas (aquelas que terminam em panículas, ou seja, flores) e extensivas (sem flores). A predominância de ramificações intensivas confere à copa da planta o formato de guarda-chuva. Quando predominam ramificações extensivas, a copa cresce esgalhada e desuniforme e as plantas tendem a produzir menos. Plantas com essas características demandam maior esforço de poda para elevar o potencial de produção.

Ramificações intensiva e extensiva

Ilustração adaptada por Francisco Williams de Oliveira
Foto: Luiz Augusto Lopes Serrano

Importância das Abelhas

Importância das Abelhas

Estudos indicam que as abelhas são os principais polinizadores do cajueiro e a associação entre cajucultura e apicultura proporciona efeitos positivos para a produção e para o meio ambiente. Uma das espécies que realizam a polinização do cajueiro é a abelha-africanizada (Apis mellifera). O manejo de colônias dessas abelhas nos pomares de cajueiro, durante a floração, aumenta as visitas às flores e melhora os resultados na plonização.

Além do uso de colmeias de abelha-africanizada para potencializar a polinização, é importante adotar estratégias para atrair outros polinizadores para as áreas produtoras, como o plantio consorciado com outras culturas. A presença de uma maior diversidade de espécies polinizadoras nos cultivos aumenta significativamente a produção de frutos e contribui para melhoria da renda dos cajucultores.

Sites relacionados

Características botânicas do cajueiro - Cartão

Características botânicas do cajueiro

Características botânicas do cajueiro

Confira e entenda como sua morfologia, sistema radicular e florescimento influenciam o crescimento e a produtividade dos frutos.

Hub Apicultura - Cartão

Hub Apicultura

Hub Apicultura

Confira informações essenciais sobre apicultura, desde a escolha do local até a comercialização dos produtos, para técnicos, apicultores e iniciantes interessados na prática.

Você Sabia?