Após o preparo da área e implantação do sistema de condução, deve-se abrir as covas, com dimensões de 60 cm x 60 cm x 60 cm, procurando separar o solo mais superficial daquele de camadas mais profundas. As covas podem ser substituídas pela abertura de sulcos, com uma profundidade de 40 cm no mesmo sentido das linhas de plantio, antes da instalação do sistema de irrigação e condução.
Sob condições irrigadas, o plantio pode ser realizado em qualquer época do ano. Entretanto, o plantio no período mais seco reduz a ocorrência de doenças e a necessidade de tratamentos fitossanitários.
Publicações sobre o tema
Guia prático: Dez indicações técnicas para o plantio de mudas de videira
Guia prático: Dez indicações técnicas para o plantio de mudas de videira
Neste guia, conheça o conjunto de etapas que o viticultor deverá seguir no ano de plantio. Com essas indicações, objetiva-se manter a máxima qualidade fitossanitária, fisiológica e nutricional da muda.
Publicado: 29/10/2025
Produção orgânica de uva para mesa
Produção orgânica de uva para mesa
Essa publicação mostra o resultado de estudos da Embrapa, realizados durante oito anos, desenvolvendo dois sistemas de produção orgânica de uva Niágara, os quais procuram apoiar tecnologicamente as iniciativas dos produtores que visam uma produção mais limpa, respeitando o meio ambiente e levando mais saúde aos consumidores.
Publicado: 29/10/2025
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40