O Brasil tem uma área cultivada com videiras de pouco mais de 84,4 mil hectares, distribuída principalmente entre o Sul, Nordeste e Sudeste do país. Dados de 2024 (IBGE) mostram que as regiões apresentaram produção de cerca de 765, 869 e 181 mil toneladas, respectivamente. A uva cultivada na região Sul é voltada, principalmente, para a elaboração de sucos e vinhos. Já a produção do Nordeste e Sudeste é mais voltada para o mercado de uva de mesa.
A região Nordeste é a segunda maior produtora de uvas em termos de área plantada, mas a primeira em quantidade produzida de uvas de mesa, contribuindo com 47,73% da produção nacional em 2024. Na região, a produção em Pernambuco foi de 755,3 mil toneladas, e na Bahia de 111,2 mil toneladas. No Sul, que representa 42% da produção nacional, o estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor, com 37,7% do total nacional. No Sudeste, que produz cerca de 10% do total nacional, foram produzidas 181,1 mil toneladas. O estado de São Paulo, principal produtor de uva de mesa da cultivar Niágara Rosada (rústica), produziu aproximadamente 159 mil toneladas.
Com relação à produtividade, a média da região Nordeste (46,2 t/ha) é maior do que a média nacional (21,6 t/ha). Os dados do IBGE, referentes ao ano de 2024, apontam que a uva gerou mais de R$ 8,3 bilhões em valor da produção no Brasil, sendo que aproximadamente 63% deste total (R$ 5,2 bilhões), foram originados no Vale do Submédio São Francisco.
A cultura da uva é responsável pela geração de cerca de 35,8 mil empregos diretos, de acordo com dados do CAGED referentes a setembro de 2025. Deste total, 32,6 mil estão concentrados na região Nordeste. O Sudeste gera cerca de 1,8 mil empregos e o Sul em torno de 1,1 mil.
Saiba mais
Observatório do Mercado da Uva
Observatório do Mercado da Uva
O Observatório do Mercado da Uva, mantido pela Embrapa Semiárido, reprocessa e disponibiliza, semanalmente, as informações de preços na forma de gráficos, ajudando na compreensão da evolução do comportamento do mercado, tanto interno quanto externo.
Publicado: 28/10/2025
Publicações sobre o tema
Caracterização e Análise de Aspectos Sociais, Tecnológicos e Econômico-Financeiros da Viticultura Gaúcha e Catarinense
Caracterização e Análise de Aspectos Sociais, Tecnológicos e Econômico-Financeiros da Viticultura Gaúcha e Catarinense
Nessa publicação, são abordados e analisados pontos fundamentais associados, principalmente, com questões de gestão, mercado, tecnologias e indicadores econômico-financeiros da viticultura desenvolvida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Publicado: 22/10/2025
Vitivinicultura brasileira: panorama 2020
Vitivinicultura brasileira: panorama 2020
Esta publicação apresenta um breve panorama da viticultura no Brasil no ano de 2020, abordando aspectos como a área plantada, produção nacional, mercados da uva de mesa e produção e comercialização de vinhos, sucos e derivados.
Publicado: 22/10/2025
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40