O principal objetivo da irrigação é a aplicação adequada de água, na quantidade certa e no momento exato. É um suplemento tecnológico de alto custo, mas capaz de garantir e proporcionar incrementos significativos na produção agrícola.
As características do cultivo, do solo e da área a ser irrigada devem ser estudadas antes de decidir pelo método mais adequado. A instalação do sistema escolhido deve ser feita antes da implantação do parreiral.
Na cultura da videira, os sistemas de irrigação mais utilizados são a microaspersão e o gotejamento, nos quais a água é aplicada de forma localizada, diretamente na região onde estão distribuídas as raízes, molhando apenas parte do volume do solo, com baixa vazão e pressão do sistema de irrigação. Estes sistemas permitem uma alta frequência de irrigação e, consequentemente, mantêm o solo com umidade elevada (próxima à capacidade de campo) por um período de tempo maior.
Sistemas de irrigação
Microapersão
A irrigação por microaspersão caracteriza-se pela aplicação da água e de produtos químicos, numa fração do volume de solo explorado pelas raízes das plantas, de forma circular ou em faixa contínua.
Foto: Fernanda Birolo
Gotejamento
O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes as plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo.
Foto: Fernanda Birolo
Publicação sobre o tema
Caracterização de produtores de uva e dos sistemas de irrigação da região de Jales (SP)
Caracterização de produtores de uva e dos sistemas de irrigação da região de Jales (SP)
Essa publicação apresenta uma caracterização, com base em dados amostrais, das propriedades da região de Jales, no noroeste de São Paulo, e os sistemas de irrigação que são utilizados na cultura da videira. Este é um dos principais polos vitícolas do estado, onde predominam pequenas propriedades rurais, sendo que todas apresentam sistemas de irrigação.
Publicado: 29/10/2025
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40