Mesmo tendo como centro de origem as regiões temperadas, a videira apresenta boa adaptação às condições tropicais. Os elementos climáticos que mais interferem no cultivo são a radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento - pela influência no crescimento e no desenvolvimento da planta, ocorrência de pragas e doenças, necessidades hídricas e na produção e qualidade da uva.
As informações referentes aos elementos climáticos devem ser utilizadas na definição de locais para implantação dos parreirais, do sistema e manejo da irrigação e da proteção das plantas. Também estão diretamente associadas ao manejo cultural e à qualidade da uva.
No Brasil, a viticultura ocorre em regiões de clima temperado e subtropical, ambas com verões úmidos, bem como em regiões de clima tropical.
Publicação sobre o tema
Recomendação de épocas de produção de uvas no Noroeste Paulista em função do risco de ocorrência de excesso de chuvas
Recomendação de épocas de produção de uvas no Noroeste Paulista em função do risco de ocorrência de excesso de chuvas
Nesta publicação são apresentadas as recomendações de datas para o ciclo de produção da cultura, a partir do nível de risco de excesso de chuvas, em cada intervalo de dez dias (decêndio), ao longo do ano. O objetivo é fornecer aos produtores subsídios para o estabelecimento da época mais adequada para a cultura na região.
Publicado: 10/10/2023
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40