O período entre a quebra da dormência e o florescimento é caracterizado por um intenso crescimento vegetativo, que determina o padrão da cobertura vegetal do parreiral durante o seu ciclo de desenvolvimento. Neste período, o manejo adequado da irrigação é determinante na produção.
Na quebra da dormência, também é iniciado o desenvolvimento dos primórdios florais, que influencia o número de flores, o pegamento de frutos e o desenvolvimento das bagas.
Para se determinar a quantidade de água a ser aplicada, deve-se conhecer a ETc (evapotranspiração da cultura), que engloba a evaporação da água do solo (Eto) e a transpiração das plantas que está associada ao coeficiente da cultura (Kc).
Fertirrigação da videira
Embora seja uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar os fertilizantes, ressalta-se que a água de irrigação é apenas o veículo para a sua aplicação, devendo-se considerar sempre as exigências nutricionais da cultura. A videira apresenta exigências nutricionais específicas, influenciadas por porta-enxerto, variedade copa, sistema de condução, clima, solo e produtividade. Todos os fertilizantes necessários ao cultivo da videira podem ser aplicados via água de irrigação.
A tomada de decisão sobre a fertirrigação de um nutriente deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. A indústria de fertilizantes evoluiu rapidamente, principalmente em países como Israel, Espanha e Holanda. Com isso, estão disponíveis fertilizantes em forma sólida e líquida, com solubilidade, índice salino e composição que são adequados à utilização em fertirrigação.
Publicações sobre o tema
Planilhas para estimativa da necessidade hídrica e manejo da irrigação de videiras
Planilhas para estimativa da necessidade hídrica e manejo da irrigação de videiras
A Embrapa Uva e Vinho disponibiliza planilhas para o cálculo da necessidade hídrica e manejo da irrigação de videiras. Elas servem de suporte para a tomada de decisão no manejo da irrigação e em estudos que necessitam de informações sobre o consumo de água em áreas produtoras de uvas de mesa, suco e vinho.
Publicado: 31/10/2025
Necessidade de água da cultura da videira no Noroeste Paulista
Necessidade de água da cultura da videira no Noroeste Paulista
Esta publicação apresenta informações básicas sobre a necessidade de água das videiras cultivadas na região noroeste de São Paulo, um dos principais polos produtores de uvas de mesa do estado.
Publicado: 31/10/2025
Irrigação e fertirrigação na cultura da uva
Irrigação e fertirrigação na cultura da uva
Este traz importantes informações sobre a irrigação e fertirrigação na produção de uva, englobando aspectos como os diferentes sistemas de irrigação, necessidades hídricas e coeficiente de cultura para a videira, tensão da água no solo e manejo de irrigação.
Publicado: 19/08/2024
Irrigação de videiras sob cultivo protegido com base em dois níveis de reposição de água
Irrigação de videiras sob cultivo protegido com base em dois níveis de reposição de água
Esta publicação trouxe o resultado das pesquisas com avaliação de dois níveis de irrigação, obtidos com base em dados de minitanques evaporimétricos, em um vinhedo comercial de uva de mesa sob cultivo protegido, na região da Serra Gaúcha.
Publicado: 19/08/2024
A vitivinicultura no Semiárido brasileiro
A vitivinicultura no Semiárido brasileiro
Este livro reúne o esforço de pesquisa envidado pela Embrapa Semiárido e por seus parceiros ao longo de décadas, para consolidar o setor vitivinícola regional e contribuir para a ampliação e o fortalecimento das oportunidades econômicas na região. A publicação aborda os mais diversos aspectos, desde o histórico e a importância socioeconômica da cultura até o manejo e mercados.
Publicado: 10/10/2023
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40