Na casa de embalagem, a uva de mesa é submetida às operações e aos procedimentos que visam a manter a sua qualidade por períodos compatíveis com a comercialização em mercados específicos. Para o mercado interno, são adotadas as operações de recepção, limpeza, seleção, classificação, embalagem e pesagem dos cachos.
Quando o destino é o mercado externo, são incluídos paletização, resfriamento rápido e armazenamento refrigerado. O manuseio da carga e a observação das condições ideais de temperatura, umidade relativa, velocidade do ar de refrigeração e composição de gases do ambiente de armazenamento garantem alterações mínimas na qualidade da uva.
Publicações sobre o tema
Boas Práticas de fabricação e manejo na colheita e pós-colheita de uvas finas de mesa
Boas Práticas de fabricação e manejo na colheita e pós-colheita de uvas finas de mesa
Esta publicação apresenta uma síntese dos perigos potenciais associados à colheita e pós-colheita das uvas finas de mesa e, principalmente, das boas práticas de fabricação (BPF).
Publicado: 30/08/2024
A vitivinicultura no Semiárido brasileiro
A vitivinicultura no Semiárido brasileiro
Este livro reúne o esforço de pesquisa envidado pela Embrapa Semiárido e por seus parceiros ao longo de décadas, para consolidar o setor vitivinícola regional e contribuir para a ampliação e o fortalecimento das oportunidades econômicas na região. A publicação aborda os mais diversos aspectos, desde o histórico e a importância socioeconômica da cultura até o manejo e mercados.
Publicado: 10/10/2023
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40