A análise química do solo é determinante nas recomendações de calagem e de adubação, sendo necessária uma amostragem representativa das condições do campo, em que sejam consideradas a topografia, a vegetação, a cor e a textura do solo, bem como seu uso atual (natural ou cultivado). Não coletar amostra em locais de formigueiro, monturo, coivara ou próximo a currais.
A calagem tem a finalidade de corrigir a acidez do solo, elevando o pH e neutralizando os efeitos tóxicos do alumínio e manganês. Além da correção da acidez, a calagem eleva os teores de cálcio e de magnésio do solo. As adubações devem ser realizadas com base em uma análise criteriosa das condições de solo e das exigências da videira, para que sejam obtidas produções adequadas com a qualidade requerida pelo mercado.
Publicações sobre o tema
Calagem, adubação e contaminação em solos cultivados com videiras
Calagem, adubação e contaminação em solos cultivados com videiras
Esta publicação traz informações relevantes para orientar técnicos e produtores sobre as recomendações de adubação, diagnóstico nutricional, manejo de plantas de cobertura e mitigação dos efeitos tóxicos do cobre e outros metais pesados, de modo que se possam tomar decisões de manejo do vinhedo com base em parâmetros técnicos consistentes e adequados à realidade da viticultura brasileira.
Publicado: 24/07/2024
Curso
Trilha de Aprendizagem - Viticultura Tropical no Semiárido
A trilha de aprendizagem sobre Viticultura Tropical no Semiárido tem como objetivo capacitar os participantes sobre as as características que diferenciam a viticultura tropical no semiárido brasileiro e as tecnologias para o cultivo da videira considerando os diferentes aspectos do sistema de produção. A capacitação é on-line e gratuita.
Organizadora: Embrapa
Duração: 90 dias a contar da data de inscrição
Carga horária: 40