Feijão comum biofortificado
O feijão é um produto de baixo custo e de fácil acesso pela população, sendo alimento básico e tradicional na cultura alimentar brasileira. Atualmente, existem duas cultivares de feijão comum biofortificado. Ambas possuem maior percentual de ferro e zinco em sua composição.
De modo geral, o feijão contém alto teor de proteína, magnésio, potássio, fibras, carboidratos complexos e ácido fólico (fonte de vitamina B), além de ferro e zinco, que auxiliam na prevenção de anemia e no fortalecimento do sistema imunológico.
Feijão do tipo carioca, com alto valor comercial e nutricional.
Feijão preto com alto rendimento comparado às variedades tradicionais.
Dicas para o cultivo
As variedades biofortificadas têm porte ereto de planta e são resistentes às principais doenças da cultura e ao acamamento.
A escolha da cultivar depende da preferência do produtor rural e do mercado para o qual será destinada a produção.
As condições do clima e as características do solo devem ser compatíveis com as necessidades de cultivo do feijão comum.
Antes do plantio, a recomendação é fazer análise de solo para conhecer a situação da área de cultivo e definir as melhores práticas de manejo.
Preparo do feijão comum biofortificado
Os grãos do feijão-comum biofortificado apresentam o mesmo aspecto visual dos outros feijões.
- Para o preparo, a recomendação é deixar os grãos de molho por cerca de 12 horas.
Depois de escorrer e desprezar a água, cozinhe em panela de pressão ou comum. Isso evita a formação de gases intestinais, facilitando a digestão.
Pode ser consumido como grão cozido com e sem caldo, sopa, feijoada, tutu, feijão-tropeiro, entre outros.
Não deve ser consumido cru, pois possui compostos antinutricionais, destruídos pelo calor, que provocam sérios problemas à saúde se ingeridos em quantidade.
Para potencializar a absorção de nutrientes como o ferro, a indicação é consumir o feijão junto de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja.
Publicações
BRS FC409: cultivar de feijoeiro-comum
A cultivar de feijão-comum BRS FC409 tem grãos do tipo carioca, com alto valor comercial e nutricional, apresentando bom nível de resistência à murcha de Fusarium e à murcha de Curtobacterium, e resistência intermediária à antracnose, ao crestamento-bacteriano-comum e à mancha-angular.
Biofortificação feijão-comum
Guia completo contendo as informações e dicas de cultivo, processamento até a comercialização das variedades de feijão-comum: BRS Supremo, BRS Cometa, BRS Sublime e BRS FC409.