Açúcar, sódio e gorduras
Açúcar, sódio (na forma de sal) e gorduras são insumos extraídos da natureza que passam por processos industriais antes de serem utilizados nos alimentos. Servem para o tempero e a elaboração de preparações culinárias diversas e saborosas, tanto em residências e restaurantes, quanto na indústria.
Essas substâncias são essenciais à alimentação, mas o consumo em excesso causa danos à saúde. O principal desafio para a redução desses três ingredientes está em suas propriedades. Além de ajudar a conservar os alimentos e atuar positivamente no sabor, essas substâncias têm funcionalidade tecnológica, conferindo textura, maciez e corpo aos produtos aos quais são adicionados.
Neste sentido, uma política pública foi estabelecida, após acordo entre governo e associação de empresas do setor, visando a redução das quantidades de açúcar, sódio e gorduras saturadas, assim como a eliminação das gorduras trans dos alimentos industrializados. No entanto, além do papel do poder público e do setor agroindustrial de alimentos, é fundamental que todos estejamos atentos à redução do uso desses ingredientes nas preparações culinárias em nossas casas.
Açúcar
O açúcar comercial, normalmente utilizado nas preparações, é a sacarose, que é extraído da cana-de-açúcar. É um dos açúcares naturalmente presentes na maior parte das frutas, junto com a glicose e a frutose. Os açúcares são fundamentais para o metabolismo humano, pois representam a principal fonte de energia para o corpo e para o cérebro.
O açúcar, além de propiciar sabor doce, muito apreciado pela maioria das pessoas, ainda tem função tecnológica em vários produtos e ajuda na conservação dos alimentos. No entanto, seu consumo em excesso pode causar sobrepeso e obesidade, que levam a diferentes doenças inflamatórias e crônicas.
Para reduzir sua ingestão, é possível optar por alimentos frescos, substituir sobremesas por frutas, reduzir o açúcar adicionado em bebidas e alimentos, preferir sucos naturais ou polpas de frutas e consumir doces acompanhados sempre de alimentos com fibras ou gorduras, que contribuem para diminuir a velocidade de absorção dos açúcares pelo organismo.
Sal
O sal, formado principalmente por cloreto de sódio, confere sabor salgado aos alimentos. Mas, também exerce funções vitais: ajuda a manter os fluidos do organismo em equilíbrio, realiza a transmissão dos impulsos nervosos e é veículo para a reposição de iodo.
Enquanto que a falta de sal no sangue pode provocar sintomas como náusea, dor de cabeça, confusão mental, inquietação, fraqueza, espasmos, entre outros; o seu excesso provoca aumento da pressão arterial em função da retenção de água.
É importante esclarecer que no rótulo dos alimentos é declarada a quantidade de sódio e não a de sal. Como o sódio também ajuda na conservação, ele é adicionado em quase todas as bebidas e alimentos, tanto salgados quanto doces. Então, como a maioria dos alimentos contêm sódio naturalmente em sua composição, a dica é utilizar ervas para realçar o sabor dos pratos e evitar o consumo excessivo desse mineral.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado é de, no máximo, dois gramas de sódio por dia, o que equivale a cinco gramas de sal. Confira no link a seguir os detalhes sobre o tema.
Acesse
Gordura
As gorduras englobam grande número de moléculas e estão presentes naturalmente em muitos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, e em grande parte dos produtos industrializados, pois atuam na sua textura e aparência e no aumento de sua vida útil. São fontes de ácidos graxos essenciais para o organismo e auxiliam na absorção de algumas vitaminas que são solúveis em gorduras, não em água.
As gorduras contribuem para regular a temperatura do corpo, para a produção de hormônios, entre outras funções. Por outro lado, assim como as demais substâncias aqui destacadas, seu consumo excessivo, principalmente de gorduras trans e saturadas, pode causar danos à saúde.
Para reduzir o consumo de gorduras saturadas, pode-se, por exemplo, evitar o consumo excessivo de produtos como biscoitos recheados, massa folhadas e margarina; e dar preferência a carnes magras, como frango e peixe, e a alimentos cozidos, assados ou grelhados, ao invés de fritos.
Publicações
Orientações para a redução de consumo de sódio, açúcar e gorduras
Saiba como reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura. A alimentação saudável e equilibrada é sempre a melhor opção!
Composição e aceitabilidade de produtos com redução de gordura, açúcar e sódio
No escopo da alimentação saudável, uma das recomendações mais importantes diz respeito à redução do consumo de sódio, açúcar e gordura.
Composição e aceitabilidade de produtos com redução de gordura, açúcar e sódio
No escopo da alimentação saudável, uma das recomendações mais importantes diz respeito à redução do consumo de sódio, açúcar e gordura.
Orientações para a redução de consumo de sódio, açúcar e gorduras
Saiba como reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura. A alimentação saudável e equilibrada é sempre a melhor opção!