Nutrientes
Nutrientes são as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo após o consumo. São divididos em macronutrientes e micronutrientes. Uma dieta equilibrada é composta por macronutrientes, micronutrientes e fibras alimentares.
Macronutrientes
Repõem as energias gastas no dia a dia e fornecem grande parte da força e do vigor físico necessários para o corpo se manter ativo. Devem ser consumidos em maior quantidade para melhor funcionamento das funções vitais.
Saiba mais >
- Micronutrientes
Micronutrientes são os nutrientes que não precisamos absorver em grandes quantidades, embora eles sejam muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. São encontrados nos alimentos em concentrações pequenas. Existem dois tipos de micronutrientes: as vitaminas e os minerais.
Saiba mais >
Fibras alimentares
As fibras estão presentes nos alimentos, principalmente integrais, mas não são consideradas nutrientes porque não são absorvidas pelo organismo. São essenciais para garantir o bom funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, auxiliar na sensação de saciedade, diminuir o açúcar do sangue e controlar a diabetes e reduzir os níveis de colesterol. O tipo de fibra importante para a nutrição é a de origem vegetal, também denominada fibra dietética ou alimentar.
- Fibras solúveis
Se dissolvem na água e tornam-se viscosas. Ajudam a diminuir o colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Podem ser encontradas na aveia, no feijão e nas frutas.
- Fibras insolúveis
Não se dissolvem nem com a mastigação e a maior parte passa inalterada através do tubo digestivo. Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis podem ser encontradas nos grãos e cereais integrais, nas frutas - principalmente na casca e/ou bagaço - e nos vegetais folhosos, preferencialmente crus.
Fome oculta
Dados de 2010 da World Health Organization (WHO) indicavam que cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo sofriam com deficiência em micronutrientes (vitaminas e sais minerais), a chamada fome oculta, especialmente em países da África e da Ásia.
As deficiências afetam, principalmente, crianças, mulheres grávidas e lactantes, com impactos à saúde física e mental. A baixa qualidade nutricional reduz a imunidade e a qualidade de vida e favorece o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, por exemplo.