Banner da Pagina

Alimentação saudável

De uma forma bem geral, alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. E isso só é possível por meio de uma alimentação variada.

Cereais integrais, grãos e tubérculos devem constituir a base para a alimentação. Em seguida, estão os legumes, verduras e frutas. Em menor quantidade, as leguminosas, produtos lácteos e as carnes. Por fim, em proporções bem menores, encontram-se os óleos e gorduras e produtos açucarados. E a água, que é base para todas as reações no organismo, deve ser consumida em abundância.

 

Dietas de qualidade

Dietas de qualidade

 

O conceito de dieta de qualidade inclui diferentes aspectos, entre eles saudabilidade, segurança, tradição e hábitos culturais relacionados aos alimentos, além da sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. Reduzir a fome apenas pelo aumento no consumo de alimentos não garante a manutenção de dietas de qualidade.


Dieta saudável

Dieta saudável

 

​​​Uma alimentação saudável não está associada apenas à nutrição, mas também a benefícios potenciais para a saúde e à prevenção de doenças. É uma dieta que inclui todos os nutrientes e micronutrientes necessários ao organismo humano, bem como o consumo regular de alimentos que forneçam os compostos conhecidos como bioativos.

 

Substâncias bioativas exercem função antioxidante, combatendo as reações de oxidação que acontecem no nosso organismo. Podem contribuir para prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares. Entre os diferentes tipos de substâncias bioativas presentes nos alimentos, podem ser destacadas algumas vitaminas (A, C, E), fibras alimentares, peptídeos e os compostos fenólicos, presentes, principalmente, em vegetais como frutas e hortaliças.

Dieta segura

Dieta segura

 

Os alimentos, antes de serem saudáveis, necessitam ser seguros para o consumo. Ou seja, não podem oferecer risco físico (partes indesejáveis e contaminantes da linha de processamento), químico (fatores antinutricionais e resíduos de pesticida) ou biológico (microrganismos, toxinas e parasitas) para a saúde humana. Ou seja, a segurança do alimento precisa ser garantida por quem o produz e em toda a cadeia de suprimento.


Dieta sustentável

Dieta sustentável

 

A sustentabilidade do alimento é hoje um dos componentes que deve compor uma dieta de qualidade, pois se refere a incorporar a conscientização sobre o uso dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), uma dieta sustentável deve englobar:

  • Acesso garantido aos alimentos;
  • Sistemas de cultivo, produção e distribuição que considerem e respeitem a biodiversidade, a cultura e a sazonalidade e que reduzam o desperdício;
  • Geração de bem-estar e saúde;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Valorização do cultivo amigável, da agricultura familiar e dos alimentos locais;
  • Promoção de um comércio justo e igualitário.

Publicação

Recomendações técnicas para comercialização em feiras

Recomendações técnicas para implantação e manutenção de feiras de pequenos produtores

Recomendações técnicas para implantação e manutenção de feiras de pequenos produtores

Este material traz dicas para resolver problemas relacionados a perdas de hortaliças e para melhorar a qualidade dos alimentos vendidos diretamente aos consumidores, nas feiras.

Capriche na sua alimentação!

Navegue pelos temas abaixo para saber mais sobre o que compõe ou não uma alimentação saudável.

FRUTAS E HORTALIÇAS

Esses grupos de alimentos aportam, além dos micronutrientes (vitaminas, minerais) e das fibras, outras substâncias, como os compostos fenólicos que apresentam potencial funcional.

ÁGUA

A água, que é base para todas as reações no organismo, deve ser consumida em abundância.
 

AÇÚCAR, SÓDIO E GORDURAS

A redução do consumo de açúcar, sódio e gordura é fundamental para uma alimentação saudável.
 

ALIMENTOS PROCESSADOS

O processamento de alimentos e bebidas tem como objetivo principal possibilitar a oferta de alimentos seguros durante maior período e em locais distantes das regiões produtoras.