O alho é uma planta herbácea, tenra e de pequeno porte, podendo atingir até 60 cm de altura. Acima do solo, vemos principalmente as folhas; abaixo, está o bulbo, que é a parte comercial e que consumimos. Apesar de simples à primeira vista, o alho possui características próprias que o diferenciam de outras hortaliças. A planta é composta por suas folhas e bainhas, pseudocaule, bulbo, caule verdadeiro (prato) e raízes. A maioria das variedades de alho são estéreis, apenas alguns acessos primitivos mantiveram a capacidade de produzir sementes botânicas viáveis. Assim, a propagação da espécie é realizada apenas por meio dos bulbilhos,
chamado popularmente de dentes.
chamado popularmente de dentes.
Pense nas folhas como “placas solares”: quanto melhores elas estiverem, mais energia chega ao bulbo.
A maioria das variedades de alho são estéreis, apenas alguns acessos primitivos mantiveram a capacidade de produzir sementes botânicas viáveis. Assim, a propagação da espécie é realizada apenas por meio dos bulbilhos, chamado popularmente de dentes.
Folhas
Tem a função de captura de luz, a troca de gases para a realização da fotossíntese e assimilação dos nutrientes. Uma planta de alho pode chegar a possuir até 17 folhas no momento da emissão da haste floral, ao término da fase vegetativa. No entanto, a planta mantém de forma constante 7 a 10 folhas, sendo 1 a 2 em crescimento, 5 a 7 adultas e 1 em senilidade.
Pseudocaule e caule verdadeiro
O pseudocaule é formado pelas bainhas das folhas que se unem na base da planta, formando uma estrutura curta e cerosa que circunda o bulbo que se desenvolve em sua parte inferior. Além disso, forma a estrutura de sustentação da planta. Como se encontra visível o pseudocaule é confundido com o caule verdadeiro, que no caso do alho, forma-se abaixo do solo e tem formato circular comprimido, sendo chamado de prato. O caule verdadeiro é o ponto de partida das folhas, das raízes, da haste floral e dos bulbilhos.
Escapo floral, inflorescência e flores
As flores de alho possuem coloração que varia entre branca e roxa, são essencialmente protândricas, ou seja, são hermafroditas, possuem órgão reprodutor masculino (anteras) e feminino (estigmas) na mesma flor, sendo essa condição um fator que dificulta a polinização. Apesar da flor individual não poder fecundar a si mesma, pode ocorrer fecundação cruzada entre flores, com a polinização realizada por insetos. Cada ovário de flor possui três câmaras, contendo dois óvulos em cada uma, sendo possível a produção de seis sementes por flor.
O escapo floral também chamado de pendão, é uma haste central que emerge do caule verdadeiro e se destaca das demais folhas da planta. Podendo atingir até 1 metro de comprimento, dependendo da cultivar de alho nobre, tem em sua porção terminal, a formação da inflorescência, de onde se desenvolvem as flores e os bulbinhos aéreos. Nas cultivares de alho comum, o escapo floral fica restrito ao interior do pseudocaule, onde há o desenvolvimento dos bulbinhos aéreos ao longo de sua extensão. Apenas a BRS Hozan emite o pendão floral e a inflorescência.
Sementes verdadeiras e bulbinhos aéreos
A formação das sementes verdadeiras e de bulbinhos aéreos na inflorescência não processos concorrentes, sendo necessário a eliminação dos bulbinhos aéreos para o desenvolvimento completo das sementes verdadeiras. Quando formadas, as sementes são estéreis ou apresentam baixa capacidade de germinação,chegando no máximo, a 13%. Essa característica as tornam inviáveis para utilização nas lavouras comerciais e dificultam os programas de melhoramento genético para o desenvolvimento de novas cultivares. Os bulbinhos aéreos são pequenas estruturas que podem ser usados propagar o alho. No entanto, dado ao seu pequeno tamanho, são necessários alguns ciclos de multiplicação para obter bulbilhos adequados para a plantio de lavouras comerciais.
Raízes
O sistema radicular do alho é do tipo fasciculado, um tipo de sistema onde diversas raízes finas partem de um mesmo ponto, em vez de haver uma raiz principal. É bastante ramificado e pode atingir de 30 a 50 centímetros de profundidade.
Bulbo e Bulbilhos
O bulbo do alho é uma estrutura de formato arredondado ou ovoide composta pelos bulbilhos, que podem variar em número de 5 a 56, dependendo da variedade. O bulbo é envolto por várias camadas de folhas protetoras secas, membranáceas e escamosas, chamadas de túnicas, que apresentam coloração predominantemente branca, podendo ocorrer variações de cor e presença de estrias arroxeadas, que ajudam a proteger contra pragas, patógenos e danos mecânicos — por isso, devem ser mantidas sempre que possível. Os bulbilhos, ricos em amido e compostos aromáticos, são as estruturas de propagação vegetativa. São compridos, ovóides e arqueados, protegidos por películas (brácteas) de várias
cores, que podem ser de coloração roxa (alhos nobres) e branca e rosada (alhos comuns).
cores, que podem ser de coloração roxa (alhos nobres) e branca e rosada (alhos comuns).