Manejo da irrigação
As necessidades de irrigação da mangueira devem ser determinadas com base em avaliações de solo e clima. Também devem ser feitas correções em função do estádio de desenvolvimento da planta, com demandas hídricas distintas.
A primeira etapa dura do plantio à formação da copa, quando já se tem uma estrutura adequada ao início do manejo da produção. Em seguida, vem o período de indução ao repouso vegetativo, que dura até a floração. Aí é iniciada uma fase mais sensível ao déficit hídrico, que persiste durante o pegamento e crescimento de frutos, onde há a maior demanda hídrica do ciclo produtivo.
Nutrição e adubação
As recomendações de adubação devem ser baseadas nos resultados das análises de solo e foliar, que complementam a avaliação do estado nutricional da mangueira, e visam o fornecimento das quantidades adequadas de cada nutriente em cada fase do cultivo.
A coleta de amostras de folhas deve ser realizada quando os ramos possuem entre seis e oito meses de idade, no período anterior ao florescimento, antes das pulverizações com os nitratos.
Os nutrientes essenciais ao cultivo da mangueira - Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Boro (B), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Zinco (Zn) - podem ser supridos por meio de fertilizantes orgânicos e minerais.
Fertirrigação
A fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizante para as culturas, principalmente em regiões de climas árido e semiárido, pela necessidade de irrigação. Com ela, os fertillizantes são aplicados simultaneamente com a irrigação, em menor quantidade por vez e com maior frequência. Assim, o teor de nutrientes no solo se mantém nas quantidades exigidas para as diferentes fases do ciclo da cultura. Isso permite aumentar a eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e, consequentemente, a sua produtividade.
Publicações sobre o tema

Nutrição Mineral e Adubação da Mangueira em Condições Irrigadas
Nutrição Mineral e Adubação da Mangueira em Condições Irrigadas
Esta publicação traz informações e recomendações para nutrição mineral e adubação da mangueira cultivada sob condições de irrigação, em especial no Nordeste brasileiro. Nela você vai saber mais sobre os principais solos cultivados com manga na região, sobre os objetivos e procedimentos para a análise de solo e diagnose foliar e sobre a prática de calagem e adubação.
Publicado: 18/12/2023

Calagem e adubação - Sistema Orgânico de Produção de Manga
Calagem e adubação - Sistema Orgânico de Produção de Manga
Nessa publicação, você vai conhecer as necessidades nutricionais da mangueira e as recomendações para calagem, adubação e utilização de adubos verdes em sistema de produção orgânica.
Publicado: 19/12/2023

Cultivo de Mangueira ‘Tommy Atkins’ Com Diferentes Compostos Orgânicos
Cultivo de Mangueira ‘Tommy Atkins’ Com Diferentes Compostos Orgânicos
Conheça, nesta publicação, os resultados da avaliação do uso de diferentes compostos orgânicos no crescimento inicial das plantas de mangueira. Os compostos testados foram formulados à base de esterco caprino, bagaço de coco e capim-elefante, enriquecidos com torta de mamona, fosfato natural de gafsa, termofosfato, fosbahia e sulfato de potássio.
Publicado: 19/12/2023