Nas regiões tropicais e subtropicais, as épocas de frio e de seca são os fatores responsáveis pela paralisação do crescimento da planta e consequente florescimento. No Hemisfério Sul, a colheita ocorre, naturalmente, nos meses de dezembro a fevereiro, enquanto no Hemisfério Norte as condições são inversas, com período de colheita entre junho a agosto.
Já em condições climáticas como a do Semiárido, no Nordeste brasileiro é possível o manejo artificicial de floração da mangueira, podendo o produtor adequar a época de colheita conforme seus interesses de mercado.
A partir das plantas (copas) com novas brotações vegetativas, o passo seguinte é a promoção do repouso dos ramos. Dependendo da época para o qual se pretende programar a colheita, as práticas incluem o manejo da irrigação.
O grande inconveniente deste método é a dependência das condições climáticas (precipitação), que pode restringir a produção a um determinado período do ano.
O uso de reguladores vegetais, como o paclobutrazol, tem o objetivo de induzir o repouso necessário no processo de indução floral da mangueira.
Indução Floral
O processo de indução floral da mangueira requer a aplicação e o manejo de reguladores de crescimento vegetais e produtos que promovam o amadurecimento dos ramos que produzirão as inflorescências e a ruptura da dormência das gemas que originarão as referidas inflorescências. O processo envolve uma minuciosa observação do calendário visando à promoção das etapas nas épocas recomendáveis e o criterioso cálculo das dosagens dos produtos previstos.
Publicações sobre o tema

Manga: Indução floral
Manga: Indução floral
O cultivo da mangueira nas condições tropicais semiáridas permite a produção de frutas durante todo o ano, desde que se utilizem técnicas de indução floral. Acesse nessa publicação informações sobre a floração da mangueira e o manejo da indução floral.
Publicado: 19/12/2023