Banner da Pagina

Sistema de irrigação

O principal objetivo da irrigação é a a aplicação adequada de água, na quantidade certa e no momento exato. É um suplemento tecnológico de alto custo, capaz de garantir e proporcionar incrementos significativos na produção agrícola. 

Métodos de irrigação

 

A escolha do método de irrigação a ser usado deve ser baseada na viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. As características do cultivo e do solo e área a ser irrigada devem ser estudadas antes de decidir o método. A instalação do sistema escolhido deve ser feita antes da implantação do pomar.

Os sistemas mais indicados para a cultura são os métodos de irrigação localizada, como a microaspersão e o gotejamento. Nestes, bem como nos sistemas por aspersão, há melhor controle da lâmina aplicada e menor interferência do operador.

Microaspersão

Microaspersão

Microaspersão

É o sistema mais usado em cultivos de mangueiras, principalmente pela maior área molhada em relação ao gotejamento, em solos de textura média a arenosa.

Gotejamento

Gotejamento

Gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento é um método de alta eficiência para a cultura da mangueira, além de apresentar menor demanda de energia.                           

Aspersão

Aspersão

Aspersão

Exige grande vazão de água, demanda mão-de-obra e apresenta maior consumo de energia. Sua eficiência é reduzida pela velocidade do vento e altura do aspersor.

Publicações sobre o tema

Sistema de Produção da Manga

Sistemas de Produção

Sistema de Produção da Manga

Sistema de Produção da Manga

No Sistema de Produção da Manga, publicação editada pela Embrapa, você encontra mais informações sobre as exigências climáticas, as cultivares e sobre o manejo de solo, de irrigação, floração, poda e de pragas e doenças, além de recomendações para colheita e pós-colheita, dados de mercado, entre outras informações essenciais para o cultivo da mangueira.

Baixe aqui

Publicado: 23/02/2024