Equipamentos e utensílios
Os equipamentos e utensílios de extração de mel que irão ter contato direto com o produto devem ser de aço inox específico para produtos alimentícios (aço inox 304). Cada equipamento está relacionado com uma fase do processamento, conforme listado abaixo:
Garfo desoperculador: Usado para retirar os opérculos (capa de cera) dos favos com movimento de torção do garfo.
Mesa desoperculadora: equipamento utilizado para dar suporte à desoperculação dos favos de mel.
Centrífuga: equipamento que recebe os quadros já desoperculados e, por meio de movimento de rotação, retira o mel dos alvéolos. Possui capacidade variada e podem ser manuais ou elétricas.
Peneiras: utensílios que retiram as partículas presentes no mel, oriundas do processo de desoperculação e centrifugação.
Baldes: recipientes destinados ao recebimento do mel centrifugado, servem de suporte para as peneiras e para o transporte do mel até o decantador.
Decantador: recipiente destinado ao recebimento do mel já centrifugado. Tem como finalidade deixar o mel “descansar” por um período determinado (até 15 dias), fazendo com que as eventuais bolhas produzidas durante o processo de centrifugação e as possíveis partículas presentes ainda no mel (pedaços de cera, partes de abelhas) se desloquem até a superfície e possam ser separadas no momento do envase.
Garfo desoperculador: usado para retirar os opérculos (capa de cera)
dos favos com movimento de torção do garfo.