Banner da Pagina

Povoamento das colmeias

Povoamento das colmeias

Povoar um apiário significa obter os enxames que serão acondicionados em colmeias, o que deve ser realizado, preferencialmente, nos meses de floração das plantas. Há diferentes formas de obtenção de enxames, como por exemplo:

- Captura de enxames em voo: com emprego de caixas-iscas, de papelão, madeira ou outro material, previamente preparadas e instaladas em local estratégico, para atrair e capturar enxames que estão se deslocando de um local para outro. 

- Captura de enxames alojados em ocos e galhos de árvores, fendas de pedras, telhados, assoalhos, muros e outros: requer treinamento e experiência a fim de evitar perda dos enxames ou acidentes com animais e pessoas por falhas cometidas durante a captura.

- Divisão de colônias: com parte das abelhas operárias e das reservas de alimento transferidas de colmeias fortes e populosas para ninhos vazios, devidamente preparados, dando origem a novas colônias.

Publicações

Publicações

Povoamento das colméias

Povoamento das colmeias

Povoamento das colmeias

Para iniciar ou expandir um apiário, o apicultor pode povoar as colmeias de várias maneiras, como capturar enxames em vôos de deslocamento, utilizar caixas-iscas ou dividir colônias fortes.

Baixe aqui

Publicado: 18/05/2023

Como preparar e utilizar caixas-iscas

Como preparar e utilizar caixas-iscas

O mais simples é utilizar núcleos ou colmeias de madeira, com 5 a 10 quadros, aramados e preenchidos com tiras de cera alveolada. Caso opte por caixas-iscas de papelão do tipo núcleo, procure recobrí-las externamente com material impermeável, como plástico, por exemplo, deixando livre a área do alvado. Esse cuidado ajuda na conservação do papelão no campo. 

Nas caixas-iscas, são colocadas tiras estreitas de cera alveolada, cortadas longitudinalmente, de cerca de 3 cm de altura, incrustadas nos quadros. A incrustação pode ser feita a frio, com auxílio de uma carretilha-de-apicultor; ou a quente, com cera derretida ou com um incrustador elétrico. Utilizar cera laminada nova, sem adulterações, recém processada e alveolada.

Caixas-iscas com quadro com cria e alimento ou já utilizadas anteriormente por outros enxames, tendem a ser mais atrativas do que caixas novas. A atratividade de caixas novas, por outro lado, pode ser aumentada borrifando ou esfregando plantas e produtos aromáticos na parede interna, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão, erva-cidreira e laranjeira, dentre outras.

No campo, as caixas-isca devem ser presas firmemente, levemente inclinadas para frente, em locais arejados, secos, elevados, pelo menos, 1 metro acima do solo, protegidos da insolação e de ventos excessivos. Evite, todavia, colocá-las no interior de áreas com vegetação densa ou em locais sem nenhuma incidência de luz solar.

As caixas-iscas podem ser pintadas ou não. Quando pintadas, devem ser utilizadas cores claras, como amarelo ou branco, mais atrativas e com maior visibilidade no campo.

Revisões periódicas devem ser realizadas a fim de verificar a ocorrência de intrusos, como aranhas, escorpiões, sapos, pererecas, cobras, lagartos, ratos, formigas, vespas e outros; o que pode afetar negativamente a eficácia das caixas-iscas.

Na presença de enxame, aguardar de 3 a 7 dias, antes de fazer nova revisão, dando tempo para o início das posturas pela rainha e o desenvolvimento de parte dos ovos em larvas.

 

Nas revisões, enxames em caixas-iscas devem ser transferidos para colmeias definitivas, com 10 quadros. Adicionalmente, os quadros ocupados com cria são deslocados para o centro da caixa. Os demais quadros, ainda não ocupados, devem ter a tira de cera substituída por lâminas inteiras de cera alveolada.

 

Crédito de imagem: Eugênia Ribeiro/Embrapa

Publicações

Publicações

Como capturar enxames com caixas-isca

Como capturar enxames com caixas-isca

Como capturar enxames com caixas-isca

Para aumentar sua atratividade, é essencial compreender o comportamento das abelhas e adotar procedimentos adequados.

Baixe aqui

Publicado: 27/06/2023

Como aproveitar os enxames localizados em aréas urbanas

txt banner

O mais comum é solicitar apoio do Corpo de Bombeiros para a retirada de enxames instalados nas cidades. Todavia, na maioria dos casos, esses enxames são destruídos.

Com o intuito de aproveitá-los, alguns municípios estão investindo na formação de Brigadas Apícolas: grupos de apicultores, membros da comunidade, que fazem não somente a remoção dos enxames de forma técnica e segura, mas, também, a sua transferência para apiários.

Info. Dividir colônias

Info. método do borrifador

Info. Método do papel