As abelhas nos fornecem uma variedade de produtos. Além do mel, elas produzem pólen, própolis, cera, geleia real, apitoxina e prestam um grande serviço ambiental para o homem: a polinização.
Produtos das abelhas

Mel
O mel é um alimento natural de grande valor nutricional, produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores (mel floral)

Cera
A cera de abelhas é o produto de consistência plástica, de cor amarelada, muito fusível, secretado pelas abelhas para a formação dos favos nas colmeias (Brasil 2001).

Geleia Real
A geleia real é o produto da secreção do sistema glandular cefálico (glândulas hipofaringeanas e mandibulares) das abelhas operárias, coletado até 72 horas (Brasil 2001).

Apitoxina
Apitoxina é o produto de secreção das glândulas abdominais (glândulas do veneno) das abelhas operárias e armazenado no interior da bolsa de veneno.

Polinização
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie.

Pólen
Pólen apícola é o resultado da aglutinação do pólen das flores, efetuada pelas abelhas operárias, mediante néctar e suas substâncias salivares.

Própolis
Própolis é o produto oriundo de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas, de brotos, flores e exsudados de plantas.