
Principais espécies da flora apícola do Nordeste
A atividade apícola cresce anualmente em todo o Nordeste brasileiro. Como as abelhas alimentam-se basicamente do néctar e pólen das flores, para implantação de um projeto apícola, faz-se necessário avaliar a flora local e conhecer a capacidade de suporte da região.

Alimentação alternativa para abelhas
No segundo semestre de cada ano, na região semiárida, a falta de chuvas contribui para redução das floradas e a consequente escassez de alimentos. Para evitar as perdas na produção das colônias e garantir a sobrevivência das abelhas, a Embrapa desenvolveu rações que são fornecidas no período da seca.

Apicultura
As abelhas são temidas por grande parte da população, mas podem ser fonte de renda para os apicultores. Os animais oferecem diversos produtos cobiçados pelos consumidores, tanto no Brasil quanto no exterior, permitindo grande faturamento.

Apicultura
A apicultura consiste na criação de abelhas exóticas (Apis mellifera) com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Essa atividade é incentivada pelo Incaper em diversos municípios capixabas e tem se mostrado uma excelente alternativa de diversificação agrícola.