O acesso a canais de comercialização justos e eficientes para sua produção é uma das dificuldades encontradas pela agricultura familiar. Este desafio é ainda maior para a produção dos SAFs biodiversos pelas suas especificidades. A produção dos SAFs reflete a composição de espécies no sistema, oferecendo muitos itens e, na maioria dos casos, em pequenas quantidades. Encontrar ou desenvolver canais de comercialização que atendam esta particularidade dos SAFs é fundamental para garantir a rentabilidade dos sistemas e a sua ampliação como alternativa para a agricultura familiar.
Os canais de comercialização podem ser agrupados em duas grandes classes em função da proximidade entre o produtor rural e o consumidor final: canais de comercialização de circuito curto e de circuito longo. As duas classes têm características bem distintas, que fazem com que os canais de comercialização de circuito curto sejam mais adequados aos produtos de SAF.


Canal | Preço dos produtos | Volume de vendas | Variedade de itens | Demanda de tempo pós produção |
---|---|---|---|---|
Atravessador |
ruim |
alto |
baixa |
nenhuma |
Pequeno varejo |
médio |
baixo |
média |
média |
Feira livre |
bom |
alto |
alta |
alta |
Ponto em rua |
bom |
alto |
alta |
alta |
Venda na propriedade |
bom |
baixo |
alta |
nenhuma |
PAA* |
bom |
alto |
alta |
baixa |
PNAE** |
bom |
alto |
baixa |
baixa |
Consumo consciente |
bom |
baixo |
alta |
baixa |
Encomenda direta |
bom |
baixo |
alta |
alta |
Porta em porta |
bom |
baixo |
baixa |
alta |
Tendências que vem ganhando espaço na agricultura familiar:
Consumo consciente
Os grupos de consumo consciente (ou responsável) são formados por consumidores preocupados com aspectos sociais ou ambientais, que decidem utilizar a relação de consumo para fortalecer algumas formas de produção mais justas e ambientalmente corretas. É uma tendência que vem ganhando relevância para a comercialização da produção dos SAFs. Nestes grupos é frequentemente valorizada uma relação mais próxima entre os consumidores e produtores.
Uma relação produtor/consumidor mais avançada ocorre nos modelos baseados no CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Neste sistema os consumidores atuam como "co-produtores", participando do planejamento da produção, na distribuição dos alimentos e assumem os riscos da produção.
Redes de agricultores
Uma forma de vencer os desafios da comercialização é reunir agricultores e apoiadores em grupos ou redes, onde fica mais fácil a definição e execução de estratégias para acessar novos mercados. Estas estratégias podem demandar um coletivo com diferentes olhares e competências para realizar diversas tarefas, como identificação e sensibilização de consumidores, marketing, planejamento da produção e logística. Esta solução é implementada por coletivos e cooperativas de produtores (Rede Ecovida, Cooperafloresta, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, Rede Povos da Mata), grupos de consumo consciente, estudantes universitários, entre outros. Em grupos, é possível ter ganhos de escala, complementaridade de produtos e redução de custos.
Vídeos
O que é uma CSA? - Comunidade que Sustenta a Agricultura
Neste vídeo, saiba mais sobre CSA: Comunidade que Sustenta a Agricultura. Uma nova forma de relacionamento que aproxima campo e cidade através da economia solidária e associativa. Fazendo parte de uma CSA temos a chance de nos tornar protagonistas no processo de produção de nossos próprios alimentos, contribuindo diretamente com o trabalho dos agricultores no campo e o cuidado com a Terra.