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Comercialização

O acesso...

O acesso a canais de comercialização justos e eficientes para sua produção é uma das dificuldades encontradas pela agricultura familiar. Este desafio é ainda maior para a produção dos SAFs biodiversos pelas suas especificidades. A produção dos SAFs reflete a composição de espécies no sistema, oferecendo muitos itens e, na maioria dos casos, em pequenas quantidades. Encontrar ou desenvolver canais de comercialização que atendam esta particularidade dos SAFs é fundamental para garantir a rentabilidade dos sistemas e a sua ampliação como alternativa para a agricultura familiar. 

Os canais de comercialização podem ser agrupados em duas grandes classes em função da proximidade entre o produtor rural e o consumidor final: canais de comercialização de circuito curto e de circuito longo. As duas classes têm características bem distintas, que fazem com que os canais de comercialização de circuito curto sejam mais adequados aos produtos de SAF.

Infográfico Mobile/Descktop

Infográfico Agregação de valor Mobile
Infográfico descktop (Comercialização) Descktop
Algumas características dos canais de comercialização mais acessados pela agricultura familiar, sob a perspectiva do agricultor:

Características dos canais de comercialização

Canal Preço dos produtos Volume de vendas Variedade de itens Demanda de tempo pós produção

Atravessador

ruim
 

alto
 

baixa

nenhuma

Pequeno varejo

médio

baixo

média

média

Feira livre

bom

alto

alta

alta

Ponto em rua

bom

alto

alta

alta

Venda na propriedade

bom

baixo

alta

nenhuma

PAA*

bom
 

alto

alta

baixa

PNAE**

bom

alto

baixa

baixa

Consumo 

consciente

bom
 

baixo

alta

baixa

Encomenda

direta

 bom

baixo

alta

alta

Porta em porta

bom

baixo

baixa

alta

*PAA: Programa de Aquisição de Alimentos / **PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar

Tendências que vem ganhando espaço na agricultura familiar:


Tendências...

Consumo consciente 

Os grupos de consumo consciente (ou responsável) são formados por consumidores preocupados com aspectos sociais ou ambientais, que decidem utilizar a relação de consumo para fortalecer algumas formas de produção mais justas e ambientalmente corretas. É uma tendência que vem ganhando relevância para a comercialização da produção dos SAFs. Nestes grupos é frequentemente valorizada uma relação mais próxima entre os consumidores e produtores. 

Uma relação produtor/consumidor mais avançada ocorre nos modelos baseados no CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Neste sistema os consumidores atuam como "co-produtores", participando do planejamento da produção, na distribuição dos alimentos e assumem os riscos da produção.

Redes de agricutores

Redes de agricultores

Uma forma de vencer os desafios da comercialização é reunir agricultores e apoiadores em grupos ou redes, onde fica mais fácil a definição e execução de estratégias para acessar novos mercados. Estas estratégias podem demandar um coletivo com diferentes olhares e competências para realizar diversas tarefas, como identificação e sensibilização de consumidores, marketing, planejamento da produção e logística. Esta solução é implementada por coletivos e cooperativas de produtores (Rede Ecovida, Cooperafloresta, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, Rede Povos da Mata), grupos de consumo consciente, estudantes universitários, entre outros. Em grupos, é possível ter ganhos de escala,  complementaridade de produtos e redução de custos.

Vídeos


O que é uma CSA? - Comunidade que Sustenta a Agricultura

O que é uma CSA? - Comunidade que Sustenta a Agricultura

Neste vídeo, saiba mais sobre CSA: Comunidade que Sustenta a Agricultura. Uma nova forma de relacionamento que aproxima campo e cidade através da economia solidária e associativa. Fazendo parte de uma CSA temos a chance de nos tornar protagonistas no processo de produção de nossos próprios alimentos, contribuindo diretamente com o trabalho dos agricultores no campo e o cuidado com a Terra.