A agregação de valor é uma maneira de aumentar a renda dos agricultores pela valorização adicional aos seus produtos. Esta valorização pode se dar por alguma forma de embalagem, processamento e/ou pelo reconhecimento do consumidor de algum atributo adicional aos produtos.
Vantagens do processamento dos produtos:
- Aumento da rentabilidade;
- Aumento do tempo de prateleira dos produtos;
- Redução da perda da produção;
- Distribuição da renda ao longo do ano;
- Possibilidade de reincorporação dos resíduos ao sistema de produção.
Dificuldades para os processamentos mais elaborados:
- Estrutura física apropriada;
- Equipamentos apropriados;
- Conhecimentos específicos para o processamento dos produtos;
- Atendimentos de exigências legais e sanitárias.
Atributos adicionais aos produtos:
- Território de origem dos produtos (selos de origem: Vale dos Vinhedos, Serra da Canastra etc.);
- Sistema de produção utilizado (orgânico, agroecológico, agroflorestal, transição agroecológica, livre de transgênicos etc.);
- Aspectos sociais relacionados aos produtos (agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, quilombolas, comércio justo etc.).
Esses atributos podem ser reconhecidos formalmente por selos e certificações, mas nos canais de comercialização onde existam conhecimento e relação de confiança entre os consumidores e agricultores, este processo pode se dar naturalmente.
Um exemplo importante de certificação é a atribuída para produtos orgânicos. Apesar de considerada relevante, ela envolve custos consideráveis sobretudo para os agricultores familiares. Assim, a proximidade entre o consumidor e produtor podem dispensar os custos para a certificação formal. Outras possibilidades para contornar os custos da certificação orgânica é adoção da certificação participativa ou por meio de uma organização de controle social.