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Agregação de valor

A agregação

A agregação de valor é uma maneira de aumentar a renda dos agricultores pela valorização adicional aos seus produtos. Esta valorização pode se dar por alguma forma de embalagem, processamento e/ou pelo reconhecimento do consumidor de algum atributo adicional aos produtos.

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Vídeos

Diversidade e Agregação de Valor em Agrofloresta no Sítio Bela Vista

Diversidade e Agregação de Valor em Agrofloresta no Sítio Bela Vista

A agregação de valor é uma maneira de aumentar a renda dos agricultores pela valorização adicional aos seus produtos. No vídeo, confira relatos sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) agroecológicos que o Sítio Bela Vista (Cananéia/SP) cultiva há mais de 30 anos. Os agricultores Suzete e Clodoaldo Bernardo comentam sobre a relação entre agrofloresta, comercialização e agregação de valor, diversidade de produção e segurança alimentar, turismo rural e visitas educativas, políticas públicas, feira do produtor, entre outros aspectos sobre sustentabilidade financeira dos SAFs e produtos processados.

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Atributos adicionais aos produtos: 
  • Território de origem dos produtos (selos de origem: Vale dos Vinhedos, Serra da Canastra etc.);
  • Sistema de produção utilizado (orgânico, agroecológico, agroflorestal, transição agroecológica,  livre de transgênicos etc.);     
  • Aspectos sociais relacionados  aos produtos (agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, quilombolas, comércio justo etc.).
Dificuldades para os processamentos mais elaborados:
  • Estrutura física apropriada;     
  • Equipamentos apropriados;
  • Conhecimentos específicos para o processamento dos produtos;
  • Atendimentos de exigências legais e sanitárias.
Vantagens do processamento dos produtos:
  • Aumento da rentabilidade;    
  • Aumento do tempo de prateleira dos produtos;     
  • Redução da perda da produção;    
  • Distribuição da renda ao longo do ano;
  • Possibilidade de reincorporação dos resíduos ao sistema de produção.

Esses atributos

Esses atributos podem ser reconhecidos formalmente por selos e certificações, mas nos canais de comercialização onde existam conhecimento e relação de confiança entre os consumidores e agricultores, este processo pode se dar naturalmente.

Um exemplo importante de certificação é a atribuída para produtos orgânicos. Apesar de considerada relevante, ela envolve custos consideráveis sobretudo para os agricultores familiares. Assim, a proximidade entre o consumidor e produtor podem dispensar os custos para a certificação formal. Outras possibilidades para contornar os custos da certificação orgânica é adoção da certificação participativa ou por meio de uma organização de controle social.