Banner da Pagina

Biodiversidade e controle biológico

Os insetos...

Os insetos são organismos muito importantes do ponto de vista ecológico, pois assumem diferentes papéis no ecossistema. Os insetos pragas são aqueles que causam prejuízos econômicos à produção ou que transmitem doenças às plantas. Por sua vez, os insetos benéficos são aqueles que polinizam as plantas, alimentam-se de outros insetos (predadores e parasitóides) ou contribuem para a decomposição da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes.
Em áreas de vegetação nativa ou diversificada, raramente os insetos pragas são encontrados em grande quantidade causando a destruição das plantas. A menor diversidade de vegetação e a introdução de poucas ou de apenas uma espécie de planta cultivada pelo homem afetam o equilíbrio do agroecossistema,  causam a simplificação das teias alimentares, prejudicando o controle biológico natural.

 

ImagemPulgoesCitros

Liberação de adultos do predador Cryptolaemus montrouzieri para controle de pulgões em citros.
Foto: Nilton Fritzons Sanches/Embrapa

O controle biológico....

O controle biológico consiste na redução populacional de insetos prejudiciais a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos, predadores e parasitóides, ou micro-organismos como fungos, vírus e bactérias. Ele ocorre naturalmente em qualquer ecossistema sem a necessidade da ação humana, entretanto, o homem pode interferir, manipular e facilitar a ação de inimigos naturais.

Vídeos


Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas

Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas

Neste vídeo, aprenda mais sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e a importância do controle biológico, parte fundamental do manejo da lavoura. As explicações são do Prof. Dr. José Roberto Postali Parra, da ESALQ/USP.

Áudios e podcasts


Prosa Rural - Como favorecer o controle biológico de pragas

Prosa Rural - Como favorecer o controle biológico de pragas

Neste episódio, o podcast Prosa Rural apresenta formas de favorecer o controle biológico de pragas. Participam do programa os pesquisadores da Embrapa: Alessandra de Carvalho e Walter Matrangolo.