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  • O sucesso....

    O sucesso de um sistema agroflorestal depende de diversos fatores: um bom planejamento (escolha das espécies de acordo com o consumo e mercado), manejo e produção, além da comercialização e agregação de valor nos produtos agroflorestais, pontos muito importantes para garantir a viabilidade econômica dos SAFs.

  • O acesso...

    O acesso a canais de comercialização justos e eficientes para sua produção é uma das dificuldades encontradas pela agricultura familiar. Este desafio é ainda maior para a produção dos SAFs biodiversos pelas suas especificidades. A produção dos SAFs reflete a composição de espécies no sistema, oferecendo muitos itens e, na maioria dos casos, em pequenas quantidades. Encontrar ou desenvolver canais de comercialização que atendam esta particularidade dos SAFs é fundamental para garantir a rentabilidade dos sistemas e a sua ampliação como alternativa para a agricultura familiar. 

    Os canais de comercialização podem ser agrupados em duas grandes classes em função da proximidade entre o produtor rural e o consumidor final: canais de comercialização de circuito curto e de circuito longo. As duas classes têm características bem distintas, que fazem com que os canais de comercialização de circuito curto sejam mais adequados aos produtos de SAF.

    Encontrado na página: Comercialização

  • Tendências...

    Consumo consciente 

    Os grupos de consumo consciente (ou responsável) são formados por consumidores preocupados com aspectos sociais ou ambientais, que decidem utilizar a relação de consumo para fortalecer algumas formas de produção mais justas e ambientalmente corretas. É uma tendência que vem ganhando relevância para a comercialização da produção dos SAFs. Nestes grupos é frequentemente valorizada uma relação mais próxima entre os consumidores e produtores. 

    Uma relação produtor/consumidor mais avançada ocorre nos modelos baseados no CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Neste sistema os consumidores atuam como "co-produtores", participando do planejamento da produção, na distribuição dos alimentos e assumem os riscos da produção.

    Encontrado na página: Comercialização

  • Redes de agricutores

    Redes de agricultores

    Uma forma de vencer os desafios da comercialização é reunir agricultores e apoiadores em grupos ou redes, onde fica mais fácil a definição e execução de estratégias para acessar novos mercados. Estas estratégias podem demandar um coletivo com diferentes olhares e competências para realizar diversas tarefas, como identificação e sensibilização de consumidores, marketing, planejamento da produção e logística. Esta solução é implementada por coletivos e cooperativas de produtores (Rede Ecovida, Cooperafloresta, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, Rede Povos da Mata), grupos de consumo consciente, estudantes universitários, entre outros. Em grupos, é possível ter ganhos de escala,  complementaridade de produtos e redução de custos.

    Encontrado na página: Comercialização