Higienização das instalações
Para higienizar as instalações, o produtor deve usar produtos apropriados para cada tipo de superfície ou microrganismo a ser combatido.
Importante: O processo de limpeza das instalações compreende a utilização de detergentes e desinfetantes. Saiba a diferença entre os dois produtos e também os princípios ativos, derivados e locais de uso indicados para desinfetantes em avicultura:
Limpeza do aviário para receber novo lote de aves
Se o aviário estiver recebendo o primeiro lote de aves, a higienização é igualmente importante para preparar o ambiente para a chegada dos pintinhos. No caso da preparação do aviário para recebimento de outro lote de aves, sem reutilização da cama, observe a seguir os diferentes tipos de limpeza.
Limpeza seca
A limpeza seca deve prever primeiro a remoção dos equipamentos para lavagem. Depois, deve ser recolhida a cama do aviário, seguido da varrição de toda a extensão do piso, além de cortinas e das telas do lado de dentro e de fora do aviário. Por vezes, será necessário raspar as crostas aderidas antes de começar a limpeza úmida. Se houver reaproveitamento da cama para um próximo lote, após a avaliação do responsável técnico da granja, há necessidade de se optar por um método de fermentação: enleiramento, fermentação plana ou apenas revolvimento e aplicação de cal.
Limpeza úmida
Feita com água sob pressão e detergente apropriado, visa remover as crostas, sujidades e poeiras não retiradas na limpeza seca. Permanece a dica de raspar com uma pá as partes não removidas com a água. Após a limpeza seca e úmida, proceda com a desinfecção das instalações.
Desinfecção
Para realizar a desinfecção das instalações, primeiro se deve secar ou esgotar as eventuais poças de água no piso, retirando a água acumulada. Depois, é feita a desinfecção das instalações com desinfetante indicado pelo fabricante para o agente a ser combatido (fungos, bactérias, etc) e tipo de material (plástico, aço inox, chapas galvanizadas, etc).
Higienização
Todos os equipamentos (comedouros, bebedouros) devem ser limpos e desinfetados com o produto indicado antes da montagem dos mesmos para o recebimento dos pintinhos. Reserve um local apropriado para guardar as embalagens quando não as estiver usando, protegido de sujidades, poeiras e roedores.
Intervalo entre lotes e vazio sanitário das instalações
É fundamental cumprir o tempo de intervalo entre os lotes de frangos e vazio sanitário das instalações, objetivando o período necessário para os procedimentos de limpeza e higienização do aviário, bem como o preparo da cama para reutilização, quando houver. Para tanto, é importante saber:
- Intervalo entre lotes: Período total correspondente entre a saída dos frangos e a entrada de um novo lote. O tempo médio é de 15 dias ou de acordo com a avaliação técnica. Dentro do intervalo entre lotes ocorre o vazio sanitário.
- Vazio sanitário das instalações: Período compreendido entre a desinfecção completa depois da higienização das instalações e o alojamento do próximo lote de aves. Tempo mínimo de 10 dias.
Curso
Boas práticas de manejo da cama de aviário
O objetivo desse curso feito a distância oferecido pelo portal e-Campo da Embrapa é promover as boas práticas no manejo da cama de aviário, permitindo melhoria nas ações de distribuição no piso antes do alojamento, manejo na fase de produção, tratamento pós-uso e destinação da cama em granjas avícolas.
Organizadora: Embrapa
Duração: Até 60 dias
Carga horária: 16 horas