Equipamentos
Mais espaço e novos equipamentos
Gradualmente, à medida que os pintos crescem, é importante aumentar os espaços e proceder a substituição dos bebedouros e comedouros infantis pelos definitivos, sempre observando se os pintos estão se alimentando e bebendo normalmente. Atualmente, há no mercado equipamentos de fase única, com bordas e aletas ajustáveis, reguladas conforme as aves crescem, de acordo com a idade e tamanho.
Os equipamentos convencionais infantis começam a ser substituídos gradativamente pelos equipamentos da fase adulta entre o 4º e o 7º dia ou seguindo a orientação do fabricante.
A seguir, são mostrados equipamentos mais costumeiramente utilizados em sistemas de pequena escala de produção.
Comedouros
O comedouro mais usado e aconselhado para a fase de crescimento é o tubular, com chapa galvanizada, alumínio ou plástico alimento para as aves. A regulagem do equipamento deve seguir a orientação da figura, ou seja, a borda superior deve ficar na altura do dorso das aves.
Errado: Comedouro tubular com a borda baixa em relação à ave
Certo: comedouro tubular regulado pela altura média das aves
O mercado oferece outros modelos de comedouros, como os tipos calha ou mesmo automático, que é um modelo utilizado mais frequentemente em aviários comerciais de médio e grande porte.
Vídeo
Comedouro na fase adulta
A ração corresponde a mais de 70% dos custos de produção. Por isso, o produtor precisa ter muita atenção às regulagens do comedouro.
Bebedouros
Bebedouro pendular
São vários modelos e marcas comercias, mas o mais indicado é o tipo pendular automático, que tem a capacidade de abastecer de maneira ininterrupta 100 aves adultas. Deve-se ter cuidado na limpeza diária, a fim de fornecer sempre água limpa e fresca às aves. A regulagem é fundamental, sendo que a borda superior deve ficar acima de 5 cm do dorso das aves.
Bebedouros pendulares na altura correta
Atenção: Também na fase adulta, o bebedouro pendular exige de 2 a 3 limpezas ao dia
Bebedouro nipple
Pode ser utilizado desde os primeiros dias de vida das aves até a fase adulta, na proporção de 10 a 12 aves por bico. O ajuste da altura e a vazão dos bebedouros tipo nipple devem ser verificados diariamente e corrigidos se necessário.
Bebedouro tipo nipple instalado corretamente
Transição entre equipamentos infantis e adultos
Manejo da cama
Dicas importantes de manejo da cama durante a fase produtiva:
- Remova a cama emplastada (com excesso de umidade), substituindo-a por substrato seco
- Regule adequadamente os bebedouros e conserte rapidamente possíveis vazamentos
- Evite criação em densidade elevada, acima de 10 frangos por metro quadrado em sistemas convencionais
- Maneje adequadamente as cortinas laterais em dias excessivamente úmidos ou chuvosos, providenciando a abertura nas horas mais quentes do dia, ou quando houver sol, para fazer a ventilação higiênica e proteger a cama contra o umedecimento
- Mantenha uma camada de 8 a 10 cm de substrato
- Utilize como substrato materiais já testados e aprovados, com as características desejadas
- Regule os sistemas internos de aspersão de água (utilizados preferencialmente no verão), para evitar que as gotículas umedeçam a cama
Publicação

Regulagem e distribuição de comedouros tubulares e bebedouros pendulares em aviários convencionais
Regulagem e distribuição de comedouros tubulares e bebedouros pendulares em aviários convencionais
A baixa uniformidade em lotes de aves está diretamente associada a problemas de manejo, o que interfere negativamente no desempenho. Um dos problemas responsáveis pela desuniformidade é a regulagem inadequada e distribuição incorreta de bebedouros e comedouros no aviário.
Publicado: 05/09/2024