Reutilização da cama
A reutilização da cama somente deve ser feita sob supervisão da assistência técnica, para evitar que problemas sanitários recorrentes venham a contaminar os lotes seguintes de aves.
O responsável definirá a melhor metodologia para reaproveitamento da cama, considerando, por exemplo, a avaliação sanitária do sistema de produção.
Substituição da cama e uso como composto orgânico
Quando não for reutilizada, a cama deverá ser recolhida e colocada distante do aviário, para iniciar o processo de fermentação. Se a cama estiver muito seca, faça camadas e umedeça utilizando mangueira ou regador. Atenção: a cama deverá ficar umedecida apenas, sem excesso de água! Para saber o ponto de umedecimento, pegue uma porção e comprima na mão, formando um bolo só, sem escorrer água.
Depois, cubra a cama com lona específica por no mínimo 30 dias, para fermentação e posterior utilização como composto orgânico.
Finalmente, inicie os procedimentos de higienização e desinfecção, além de reparos e outras atividades necessárias, para receber o próximo lote de aves.
Maneira errada de descartar a cama de aviário
Descarte correto da cama de aviário
Publicação

Efeito de tratamentos sobre a carga bacteriana de cama de aviário reutilizada em frangos de corte
Efeito de tratamentos sobre a carga bacteriana de cama de aviário reutilizada em frangos de corte
Esta publicação mostra que a reutilização da cama de aviário para mais de um lote de frangos é praticada em muitos países, inclusive no Brasil. Entretanto, aspectos relativos ao potencial risco sanitário associado a esta prática têm sido discutidos. O tratamento da cama de aviário é uma condição indispensável quando da adoção de Boas Práticas de Produção de frangos de corte.
Publicado: 10/09/2024
Curso
Boas práticas de manejo da cama de aviário
O objetivo desse curso feito a distância oferecido pelo portal e-Campo da Embrapa é promover as boas práticas no manejo da cama de aviário, permitindo melhoria nas ações de distribuição no piso antes do alojamento, manejo na fase de produção, tratamento pós-uso e destinação da cama em granjas avícolas.
Organizadora: Embrapa
Duração: Até 60 dias
Carga horária: 16 horas