Água é alimento
O consumo de água pelas aves está relacionado a vários fatores como: sexo, idade, quantidade de sal na ração, proteínas, medicamentos, forma física da ração e ambiente de criação. Além disso, as aves percebem alterações na água e isso pode interferir no consumo. Por isso é importante conhecer e controlar as características da água fornecida às aves.
Além disso, para cada grau centígrado acima de 21ºC na temperatura do ambiente, o consumo de água pelas aves pode aumentar até 7%. E mais, se a temperatura da água estiver acima de 20ºC, o consumo de ração cai.
Com relação ao pH, ele deve estar situado entre 6 e 7 (limites médios), não sendo recomendado para as aves água com pH superior a 8. A qualidade da água também pode interferir na operação do sistema de abastecimento. Quando há excesso de minerais, estes podem causar problemas como o entupimento dos bebedouros nipples. As aves ainda podem se recusar a beber a água se perceberem que ela tem excesso de minerais, por exemplo.
Fornecendo água de qualidade
Sistema de proteção de nascentes modelo Caxambu, desenvolvido pela Epagri de Santa Catarina
- Procure usar água de fontes internas da propriedade, como nascentes, poços, cisternas e mananciais protegidos
- Faça a avaliação da água, para identificar as características físicas, químicas e microbiológicas
- Faça o tratamento da água oferecida às aves com produtos apropriados, como cloro líquido, cloro granulado ou em pastilhas. É possível encontrar no comércio kits para medição do cloro livre residual na água. Para dessedentação dos frangos, a concentração de cloro livre residual deve ser em torno de 2-3 ppm ou mg/L depois de 30 minutos de contato. Concentrações superiores devem ser evitadas, porque podem causar a repulsa das aves
- Mantenha a caixa d'água em local sombreado e as tubulações enterradas no chão, à profundidade mínima de 30 cm
- Proteja as fontes de água de animais e agentes externos
- Quando possível, mantenha a temperatura da água para consumo em torno de 20ºC
- Em situações extremas, coloque gelo nas caixas de água para reduzir a temperatura da água de bebida
Biofilmes e a importância da higienização
Biofilmes são grupos de micróbios que se grudam em superfícies. Os biofilmes estão presentes na natureza, como pedras de rios ou mesmo no organismo humano e animal, como no trato intestinal e, neste caso, são benéficos.
Mas há também biofilmes compostos por microrganismos potencialmente nocivos à saúde, como aqueles aderidos em superfícies não higienizadas. Na avicultura, eles podem estar presentes em bebedouros, comedouros, tubulações, caixas de água e maravalha, por exemplo, e podem ocasionar problemas na produção.
Os locais possíveis de formação de biofilmes devem ser constantemente limpos e desinfetados. Neste caso, chama-se especial atenção aos sistemas de distribuição de água para os frangos.
Para manter a qualidade da água fornecida às aves, siga algumas dicas importantes:
- Limpe caixas e reservatórios a cada 6 meses
- Limpe periodicamente o sistema de tubulação utilizando o flushing (aplicação de produtos apropriados para limpeza e remoção do biofilme e posterior esvaziamento total do sistema)
- Higienize diariamente os bebedouros pendulares e do tipo copo e, periodicamente, as taças coletoras dos bebedouros tipo nipple
Bebedouro com sujeiras na água
Limpeza do bebedouro
Publicações

Água na avicultura: importância, qualidade e exigências
Água na avicultura: importância, qualidade e exigências
Esta publicação explica tudo o que é preciso saber sobre a importância da água nos sistemas de produção.
Publicado: 07/08/2024

Manejo e manutenção de cisternas
Manejo e manutenção de cisternas
Esta cartilha explica o funcionamento e as técnicas de manejo e manutenção de cisternas, um dos sistemas mais comuns de aproveitamento de água da chuva nas propriedades rurais, além de mostrar os benefícios do uso dessa tecnologia.
Publicado: 07/08/2024