Montagem dos círculos de proteção
Com a cama espalhada, inicie a montagem dos círculos de proteção no dia anterior ao alojamento dos pintinhos. Os círculos têm a função de manter os pintinhos próximos à fonte de água, alimento e aquecimento nos primeiros dias. Em sistemas de alta tecnologia, o pinteiro é todo climatizado.
Dentro dos círculos de proteção, serão colocados os equipamentos: campânulas, bebedouros e comedouros, já com alimento e água disponíveis.
As chapas para formar o círculo de proteção podem ser do tipo folhas de eucatex, metal, galvanizadas ou outro material, com altura aproximada de 60 cm para facilitar o manejo. As chapas devem ser flexíveis, de forma a evitar cantos onde os pintinhos possam se amontoar.
O diâmetro do círculo depende da quantidade de aves no alojamento. Recomenda-se utilizar 5 chapas de 2,44m de comprimento para 500 pintos nos primeiros dias de vida ou a densidade de 60 a 70 pintinhos por metro quadrado no círculo.
Logo após, instala-se no centro do círculo a campânula, com altura mínima de 60 cm da cama. Pode ser feita a forração parcial da cama com papel. Também são colocados os bebedouros e comedouros infantis.
A forração de papel tem o objetivo de estimular o consumo de ração dos pintinhos nos dois primeiros dias e deve ser trocada em caso de umidade ou excesso de sujidades. A forração deve ser retirada completamente no terceiro dia.
Campânulas
As campânulas são os equipamentos usados para fornecer calor adequado aos pintos. Há inúmeros modelos, com capacidade de aquecimento que variam de 500 a 2 mil pintos. A decisão pela escolha deve recair no número de aves a serem alojadas e à capacidade de investimento do criador.
Inicie o aquecimento do aviário entre 12 a 24 horas antes do recebimento dos pintinhos, conforme região e estação do ano, para chegar à temperatura de conforto desejada.
Há modelos de campânulas à lenha, a gás, turbo aquecedores e também com uso de lâmpadas. Há ainda sistemas com queimador central que insuflam o ar quente para o interior do aviário, mas estes são mais utilizados em grandes aviários de produção comercial.
Para os modelos de campânulas à lenha, internas, deve-se ter cuidado especial. O manejo rotineiro da cortina do aviário também é importante para esta situação, propiciando a renovação de ar, porque tais equipamentos competem com as aves pelo oxigênio.
É importante instalar um termômetro próximo à cama para leitura da temperatura do ambiente. A temperatura no nível do substrato deve ser em torno de 30ºC a 32ºC no dia do alojamento.
O período de utilização está relacionado com a temperatura de conforto, não tendo uma data programada para sua retirada.
Modelo de campânula interna, à lenha, ainda usada em pequenas criações
Modelo de fornalha: o ar quente é insuflado para o interior do aviário
Modelo de campânula a gás
Em determinadas situações, é possível trabalhar com a redução da área a ser aquecida utilizando cortinas divisórias, o que facilita o manejo do ambiente na fase inicial das aves.
Vídeo
Ambiência na fase inicial de produção
Este vídeo fala sobre os preparativos do aviário para receber os pintinhos na fase inicial da produção, da luz, à cama, além do círculo de proteção.
Comedouros
Existem vários tipos de comedouros no mercado. Os mais comuns são:
- Tubular infantil para até 5 kg de ração: geralmente é de material galvanizado e tem um prato na parte inferior, de alumínio ou plástico. Este equipamento é usado do primeiro até os 15 dias na proporção de 1 comedouro para 80 pintos
- Bandejas: plástico, alumínio, ferro e madeira. Usa-se 1 bandeja para cada 100 pintos até no máximo 8 dias
Pode-se usar outros materiais desde que estejam disponíveis na propriedade e tenham o formato descrito e a altura da borda não ultrapasse os 3 cm, facilitando o acesso ao alimento.
Os comedouros exigem manejo diário, como retirada de dejetos e sujidades da bandeja ou do prato.
Comedouro tubular
Comedouro tipo bandeja e bebedouro tipo pressão
Bebedouros
São vários os modelos de bebedouro disponíveis no mercado. Os tradicionais e de menor preço são os do tipo "copo de pressão", que tem a capacidade de 3 a 5 litros e são usados na proporção de 1 para 100 pintos, até a idade de 15 dias. Também existem os bebedouros tipo nipple e pendulares.
Pendular: do 1º dia até fase adulta. Na fase infantil: até o 10º dia de vida, sendo 1 para cada 60 pintinhos
Pressão: até o 10º dia de vida, 1 para cada 60 pintinhos
Nipple: do 1º dia até a fase adulta. De 10 a 12 aves adultas por metro linear
Regulagem dos bebedouros tipo nipple
A altura dos bebedouros deve ser regulada a cada dois dias nas primeiras semanas, e diariamente daí em diante:
- 1º até o 4º dia: o pinto bebe pela lateral do pino do nipple, sem esticar demais o pescoço
- A partir do 4º ou 5º dia: a ave deve beber com uma inclinação de 45 graus dos olhos em relação ao pino do bebedouro
- 2ª à 3ª semana: a ave passa a beber com a cabeça um pouco mais inclinada e o bico toca mais abaixo no pino
- 3ª à 4ª semana: a ave bebe quase abaixo do pino, com a cabeça ainda mais inclinada
- 4ª à 6ª semana (ou mais): a ave bebe bem debaixo do pino, com a cabeça totalmente esticada (cerca de 75% de inclinação do dorso da ave)
Chegada dos pintinhos
As primeiras horas são cruciais para a boa adaptação dos pintinhos ao ambiente. Mas, antes de tudo, confira as condições sanitárias dos pintinhos que chegaram ao aviário, observando algumas características importantes, como umbigo bem cicatrizado, penugem seca, canelas brilhantes e vivacidade das aves.
Fique atento à ocorrência de pintinhos com pernas tortas, bico torto, desuniformidade do lote (pintos balofos ou pequenos), mortalidade nas caixas, empastamento da cloaca (diarreia) e aves apáticas. Converse imediatamente com o responsável sanitário se observar tais condições.
Se as aves chegarem na granja em caixas de papelão, as caixas deverão ser incineradas. Já se for em caixas de plástico, estas deverão ser imediatamente devolvidas ao incubatório. Os papéis de forração das caixas também deverão ser incinerados.
Ao depositar os pintinhos do círculo, molhe o bico de alguns na fonte de água disponível para que estes sirvam de referência para os outros.
As aves deverão ter acesso imediato à agua e ao alimento já disponíveis no círculo de proteção montado. Um pouco de ração pode ser depositado sobre o papel no círculo para estimular o consumo.
Não esqueça também de monitorar a temperatura ao nível da cama.
O comportamento das aves dentro do círculo de proteção montado é um indicador do bem-estar delas em relação ao aquecimento.
Vídeos
Chegada dos pintinhos
No momento do alojamento, é importante que o produtor analise os pintinhos que estão chegando na sua granja.
Alojamento dos pintinhos
Este vídeo orienta como os pintinhos devem ser colocados dentro do aviário e orientados a beber água e comer a ração.
Temperaturas para conforto térmico
As aves necessitam de ajuste de temperatura no ambiente de criação de acordo com a idade. No início, as temperaturas de alojamento são maiores e declinam à medida que as aves crescem, saindo de um ambiente aquecido para um ambiente com temperatura mais amena na fase final.
Abertura do círculo de proteção
A abertura do círculo de proteção é feita gradativamente, a partir do 3º dia. A proteção pode ser aberta diariamente conforme o comportamento e o crescimento das aves. Os círculos devem ser retirados após 7 a 8 dias de idade no verão e depois de 10 a 12 dias no inverno.
Publicações

Microclima em pinteiros de frangos de corte com cortinas suplementares
Microclima em pinteiros de frangos de corte com cortinas suplementares
Esta publicação mostra como o uso de cortinas suplementares de polietileno recobrindo completamente as laterais e a parte superior do pinteiro durante os primeiros 21 dias de vida das aves produziu um ambiente favorável e ainda economizou no uso de gás para manter o aquecimento dos aviários.
Publicado: 09/09/2024

Boas práticas de produção nas primeiras semanas de vida dos pintos de corte
Boas práticas de produção nas primeiras semanas de vida dos pintos de corte
Este documento alertar técnicos e produtores da importância em adquirir pintos de qualidade e do manejo adequado nas primeiras semanas de vida. Se estes cuidados não forem observados, a saúde, o bem-estar e consequentemente o desempenho das aves poderão ser comprometidos.
Publicado: 16/07/2024