A criação como negócio
Na pequena escala, em muitas situações, o produtor ou o grupo interessado deverá planejar toda a organização da cadeia produtiva, atento a alguns pontos, como:
- Sistema de produção que será adotado: comercial, colonial ou orgânico. Em especial, os sistemas colonial e orgânico possuem normatização e legislação própria que deve ser considerada (Veja mais ao fim da página)
- Rações: O sistema produzirá a própria da ração ou ela será adquirida pronta? Qual a origem nos alimentos?
- Aquisição de pintinhos
- Aquisição de insumos para a produção, como vacinas, cama e equipamentos, entre outros
- Nível tecnológico a ser adotado no sistema de produção e capacidade de investimento do(s) interessado(s)
- Mercado consumidor: Quem é o mercado consumidor? Em função do tamanho do mercado, todo o sistema é dimensionado, inclusive o abatedouro
- Abatedouro: Onde será encaminhado o abate das aves?
- Assistência técnica: Quem fornecerá a assistência técnica no sistema produtivo?
Vídeo
Planejamento das instalações e produção
A organização do produtor é fundamental para que a produção dos frangos de corte tenha sucesso.
Atenção
O modelo de aviário constante nos vídeos aqui disponíveis diz respeito a instalações para experimentos que utilizam boxes para alojamento de pequenos grupos de aves. Na produção de frangos de corte comerciais, não há necessidade destas separações, conforme se verificam nos modelos construtivos.
Publicação

Estratégias para empreender na produção de frangos e outras aves em pequena escala
Estratégias para empreender na produção de frangos e outras aves em pequena escala
Este comunicado técnico vai ajudar os pequenos empreendedores interessados na produção de carne de aves com orientações básicas para entender a complexidade do negócio e então poder definir que tipo de negócio irá desenvolver.
Publicado: 10/07/2024
Documentações e registros
Para iniciar uma produção é muito importante a obtenção de algumas licenças para instalação e operação da atividade avícola. Essas licenças são concedidas por órgãos públicos, como:
- Serviço de Proteção Ambiental (local ou estadual): regularização da granja sob ponto de vista ambiental
- Serviço de Defesa Agropecuária: informações sobre a necessidade de registro do estabelecimento avícola
- Secretaria de Agricultura: consulta sobre o Plano Diretor Municipal e os locais permitidos para instalação de sistemas de produção animal e outros documentos necessários
Tipos de produção
A definição do nicho de mercado onde será ofertado o produto é muito importante. É isto que indicará o sistema de produção específico a ser adotado, seguindo normas e legislação. Os tipos de produção são:
Frango caipira/colonial/capoeira
Aves oriundas de raças ou linhagens de crescimento lento, destinadas à produção de carne, com idade mínima de 70 dias e idade máxima de 120 dias, criadas em conformidade com a norma ABNT 16389/2015, o que inclui acesso a áreas livres de piquetes.
Frango convencional
É o frango Industrial ou comercial, também chamado de "peito duplo". Essas aves são abatidas depois de 28 a 30 dias (neste caso também são chamadas de griller ou galeto), até os 42 dias, ou ainda mais pesadas, com cerca de 49 dias de idade. Este espaço reúne informações e orientações para a produção do frango de corte convencional em pequena escala.
Frango orgânico
Além dos cuidados apresentados nas outras categorias, para estas aves o produtor precisa usar insumos orgânicos, como, obrigatoriamente, milho e soja orgânicos. Há, ainda, outras considerações previstas em legislações específicas do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre sistemas de produção orgânicos.
Feitas as classificações anteriores, todo o conteúdo aqui disponibilizado aborda a produção do frango de corte convencional em pequena escala.