Banner da Pagina

Tratos culturais

Texto - Tratos culturais

Tratos culturais são os manejos realizados na cultura com o intuito de atingir um melhor desenvolvimento e qualidade do produto, aumento de produtividade e redução de custos, dentre eles temos:


Controle de plantas invasoras

A competição com plantas invasoras (mato) pelos recursos ambientais de crescimento (luz, água e nutrientes) é uma das principais causas das perdas de rendimento e qualidade das raízes de mandioca. O controle de plantas invasoras representa cerca de 30% do custo total de produção, principalmente com mão de obra. O lento crescimento inicial e o ciclo longo da cultura exigem que a cultura fique livre de mato até cerca de 100 dias após o plantio.

 

Em pequenas áreas o método mais utilizado é a capina manual, sendo necessárias de 2 a 4 capinas para cultivos de 12 meses. Em áreas médias e grandes, principalmente localizadas no Centro-Sul do Brasil, o emprego de cultivo mecânico e o controle químico com herbicidas são os mais utilizados. O cultivo mecânico tem o benefício adicional de escarificação do solo, aumentando a taxa de infiltração e a aeração na zona radicular.

 

No manejo químico são utilizados normalmente mistura de herbicidas pré-emergentes para ampliar o espectro de controle  das plantas invasoras. Em pós-emergência da cultura e das plantas invasoras, os graminicidas são os mais utilizados. Os produtos registrados para uso na cultura da mandioca podem ser consultados no sistema Agrofit do Ministério da Agricultura e Pecuária.


Poda

A poda da parte aérea da planta de mandioca é uma prática comum adotada na região Centro-Sul e caracteriza os cultivos de dois ciclos de crescimento  (16 a 24 meses). Tem como objetivos a retirada de ramas para novos plantios antes da ocorrência de geadas e facilitar o controle de plantas invasoras com aplicação de herbicida no início do 2º ciclo.

 

Em regiões sem ocorrências de geadas, como Norte e Nordeste, só é justificada a poda para renovar parte aérea comprometida pela alta infestação de doenças e pragas. A poda é realizada quando as plantas estão no período de repouso fisiológico, que no Centro-Sul ocorre entre os meses de maio a agosto, quando o tempo está frio e seco. A altura da poda varia de 15 a 30 cm acima do nível do solo

Webstory - Conheça a tecnologia que está revolucionando o cultivo da mandioca no Cerrado

Áudios

Podcast Prosa Rural - Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas

Ouça o podcast Prosa Rural

Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas

Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas

O manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas é um dos sérios desafios na agricultura. O desafio pode ser solucionado com a adoção de herbicidas de novos mecanismos de ação; com sistemas de manejo diferenciados e com práticas de manejo integrado, como as culturais e mecânicas.

Ouça no Spotify

Publicado: 04/02/2025

Podcast Prosa Rural - Mandioca de mesa no Cerrado, cobertura plástica do solo

Ouça o podcast Prosa Rural

Mandioca de mesa no Cerrado, cobertura plástica do solo

Mandioca de mesa no Cerrado, cobertura plástica do solo

Além de melhorar a produtividade e a lucratividade das lavouras, o cultivo de mandioca de mesa sob cobertura plástica contribui para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, uma vez que diminui a necessidade de mão de obra para o controle do mato, entre outras vantagens.

Ouça no Spotify

Publicado: 04/02/2025