Banner da Pagina

Consumo humano

Texto - Consumo humano

A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um dos principais alimentos energéticos nos países em desenvolvimento, sendo as cultivares de mesa, comumente utilizadas para o consumo humano e comercializadas na forma in natura, podendo também serem utilizadas na indústria para a fabricação de farinha e de polvilho. Caracterizam-se por apresentar ausência de fibras na massa cozida, resistência à deterioração pós-colheita, raízes bem conformadas e de fácil descascamento e ciclo mais curto de cultivo (8 a 14 meses).


Para pequenas indústrias, podem ser utilizadas cultivares de mandioca de mesa e brava, que serão transformadas em diversos produtos e subprodutos. As variedades bravas têm como características a alta produção e qualidade do amido, raízes com polpa de coloração branca ou amarela e o córtex (parte que fica entre a casca e a polpa) branco, ausência de cintas e película fina, além de raízes grossas e bem formadas, o que facilita o descascamento e garante a qualidade do produto final.

 

Farinha


Produto obtido das raízes da mandioca após moagem e ou outros processos tecnológicos considerados seguros para produção de alimentos. No Brasil, a farinha de mandioca é classificada em: farinha seca, farinha d'água, farinha de raspa ou apara, farinha do Pará e farinhas temperadas.

 

A legislação brasileira reconhece dois tipos de farinha:


1) simples: obtida de apenas uma espécie vegetal que deve ser citada precedida da qualificação de sua origem; e 
2) mista: obtida com duas ou mais espécies vegetais.

 

Fécula ou polvilho


A fécula de mandioca recebe também a denominação de polvilho ou amido. O polvilho, de acordo com a acidez, é classificado em doce ou azedo.
 

Áudios

Podcast Prosa Rural - Farinha de mandioca com açafrão-da-terra

Ouça o podcast Prosa Rural

Farinha de mandioca com açafrão-da-terra

Farinha de mandioca com açafrão-da-terra

A pesquisadora Virgínia Álvares, da Embrapa Acre, detalha as medidas que devem ser adotadas para uso do açafrão nas etapas de produção de farinhas de cor amarelada, para oferecer ao consumidor um produto de qualidade. Você vai ver que com a adoção de práticas e procedimentos simples é possível garantir a qualidade do produto e atender aos requisitos da legislação.

Ouça no Spotify

Publicado: 04/02/2025

Publicações

Publicação - Cartilha Cultivo, processamento e uso da mandioca - Instruções práticas

Cartilha Cultivo, processamento e uso da mandioca - Instruções práticas

Cultivo, processamento e uso da mandioca - Instruções práticas

Cultivo, processamento e uso da mandioca - Instruções práticas

Esta cartilha foi elaborada com a finalidade de orientar os agricultores do Território do Semiárido Nordeste II, de forma detalhada, quanto ao emprego de todas as operações necessárias para o cultivo, processamento e uso da mandioca. Saiba mais sobre o tema nesta publicação.

Baixe aqui

Publicado: 06/02/2025

Publicação - Cartilha Processamento de aipim e mandioca-brava

Cartilha Processamento de aipim e mandioca-brava

Processamento de aipim e mandioca-brava

Processamento de aipim e mandioca-brava

Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os agricultores familiares e processadores de aipim e mandioca-brava da região do Recôncavo Baiano quanto às etapas necessárias para o processamento das raízes. Saiba mais sobre o tema nesta publicação.

Baixe aqui

Publicado: 06/02/2025

Curso gratuito

Curso - Processamento de mandioca de mesa pela Agricultura Familiar

Processamento de mandioca de mesa pela Agricultura Familiar

Destinado à capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), produtores e futuros técnicos de Ater no processamento de mandioca de mesa (mandioca minimamente processada, congelada, chips, pré-cozida e congelada - palito e pedaço - e elaboração de massa), o curso está disponível de forma gratuita na plataforma virtual e-Campo.

Organizadora: Embrapa

Duração: até 30 dias

Carga horária: 36 horas