Determinar a época de colheita da mandioca é um pouco difícil porque, por ser raiz, não apresenta um período de maturação definido. No entanto, saber o período mais favorável para a colheita é importante, pois quando as raízes são colhidas muito cedo, ocorre a redução no tamanho e na produtividade; por outro lado, quando colhidas tardiamente, ocorre perda na qualidade, devido ao desenvolvimento de raízes fibrosas e redução do teor de amido.
Quais fatores influenciam o início da colheita da mandioca?
- Ciclo das cultivares (variedades)
- Ocorrências observadas ao longo do crescimento
- Densidade de plantio
- Modo de plantio
- Condições de solo e clima.
Geralmente, como é feita a colheita da mandioca?
É realizada manualmente e/ou com o auxílio de ferramentas, embora já existam implementos mecanizados. O processo é dividido em etapas: poda das ramas (dispensável em alguns casos), efetuada a uma altura de 20 a 30 cm acima do nível do solo; arranquio e despencamento das raízes, com a ajuda de ferramentas, a depender das condições de umidade e/ou características do solo; e transporte das raízes para as unidades de beneficiamento.
Quais os cuidados devem ser tomados no processo de colheita?
- A colheita deve ser planejada de acordo com o tamanho da área plantada e o destino da produção, a fim de evitar acúmulo e perdas de raízes
- Por ocasião da colheita é importante deixar uma parte da lavoura (20%) para ser colhida ou podada quando houver um novo plantio
- Após a colheita, as raízes são amontoadas em pontos na área, a fim de facilitar o recolhimento, devendo-se evitar que permaneçam no campo por mais de 24 horas entre a colheita e o processamento, para evitar que estraguem.

