Os coeficientes técnicos referem-se às quantidades de insumos e serviços utilizados para produzir certa quantidade de produto. São informações muito importantes para auxiliar o produtor no planejamento de suas atividades, facilitando a adequação da estrutura disponível na propriedade à sua capacidade econômica.
Com o conhecimento dos coeficientes técnicos, a determinação dos custos de produção é essencial para a tomada de decisão, uma vez que são estimativas capazes de quantificar as despesas e, a partir dos preços dos produtos e da produção, verificar a rentabilidade da cultura - o quanto o produtor lucra com seu(s) produto(s).
Os sistemas de produção retratam a maneira como o produtor deve se organizar e realizar as operações de produção, adotando as recomendações tecnológicas nas fases do processo produtivo, desde o momento em que os insumos chegam à propriedade até a obtenção e venda do produto obtido.
Com a cultura da mandioca não é diferente. É necessário definir os sistemas de produção quanto ao tipo de cultura: mandioca solteira ou consorciada; quanto ao sistema de plantio e espaçamento: fileiras simples ou fileiras duplas; e quanto ao produto final: mandioca para o consumo fresco de mesa (aipim) ou para a industrialização.