Em meados dos anos 2000, dois importantes caciques indígenas do Xingu visitaram os bancos e coleções de germoplasmas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília. (Foto: Fábio Freitas)


Afukaka Kuikuro e Aritana Yawalapiti (in memorian) visitaram a coleção de bambu e, em uma das touceiras, começaram a analisar aquele tipo de bambu. Ficaram empolgados quando perceberam que era o tipo que estavam há tempos procurando.

Eles procuravam por um tipo de bambu que tradicionalmente é utilizado para fazer flautas sagradas, tocadas em rituais e festas típicas do Alto Xingu e cuja matéria prima não estavam mais encontrando localmente.

Ao constatar que era o tipo que precisavam, mudas daquela touceira foram feitas e enviadas a eles e plantadas nas respectivas aldeias. A partir delas diversas flautas vêm sendo produzidas desde então. (Foto: Sandra Zarur)

Isso mostra a necessidade da complementação de formas de conservação para que importantes recursos genéticos possam ser resgatados para as comunidades.

E também permite que todo conhecimento e cultura ligados a esses materiais possam ser passados de geração a geração, com ensinamentos para que novos(as) artesãos(ãs) possam ter matéria prima para aprender a produzir os instrumentos.

Flautas tradicionais Uruá, fabricadas com o bambu “resgatado” sendo entoadas na festa do Kuarup (Foto: Sandra Zarur)

Imagens:
Fábio de Oliveira Freitas
Sandra Zarur
Gostou?
Saiba mais sobre conservação dos recursos genéticos nos Sistemas Agrícolas Tradicionais.