Conheça três alternativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na agropecuária.


Mitigação é o conjunto de ações humanas com o intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, minimizando os impactos das mudanças climáticas.

No setor agropecuário, a Agricultura de Baixo Carbono (ABC) envolve tecnologias para o uso sustentável da terra que resultam no aumento do estoque de carbono no solo e na paisagem.

A captura de carbono da atmosfera pela planta e posterior entrada e estabilização no solo é conhecido como “sequestro de carbono”.

Uma das alternativas que contribui com esse “sequestro de carbono” é o Sistema de Plantio Direto (SPD), fundamentado em três princípios básicos: mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente e rotação de culturas.

Outra técnica é a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), processo natural em que micro-organismos capturam nitrogênio (N₂) da atmosfera e o usam para sua nutrição e crescimento.

Também temos as técnicas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que combinam o cultivo de grãos, espécies arbóreas comerciais e forrageiras com a criação de animais em um mesmo local, de forma sequencial ou simultânea, além do uso sustentável do solo.

Imagens:
Banco de Imagens
Produção:
Carolina Meira
Luciano Nass
Maísa Frighetto
Gostou?
Compartilhe esse conteúdo com alguém.