Banner da Pagina

Resiliência em sistemas agropecuários

Resiliências em sistemas agropecuários

Resiliência é a capacidade de um sistema de se adaptar, suportar, se recuperar ou voltar ao seu estado original após sofrer alterações, passar por adversidades e intempéries, que possam ser ocasionadas em função das mudanças climáticas. Desta forma, algumas tecnologias possibilitam minimizar os riscos de perdas e incrementar os ganhos de produtividade nos diferentes agroecossistemas

Com o crescimento populacional global

Com o crescimento populacional global e com uma sociedade cada vez mais preocupada com o meio ambiente, a intensificação sustentável se mostra como a melhor alternativa para garantir o equilíbrio entre os aspectos produtivos, ambientais, sociais e econômicos. Isto significa produzir de forma equilibrada e com respeito ao meio ambiente, considerando: garantir o bom desenvolvimento das plantas e animais e ao mesmo tempo evitar emissões desnecessárias, aumentar o estoque de  carbono, garantir a qualidade física, química e biológica do solos, conservar a biodiversidade incluindo agentes polinizadores, garantir a disponibilidade, qualidade e acesso à água, entre outros.   


A utilização de boas práticas agropecuárias tem sido a melhor alternativa para proporcionar resiliência aos sistemas agropecuários e reduzir os riscos associados às alterações do clima, dentre elas:

 

Vídeos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como aumentar a resiliência às mudanças climáticas

A adaptação é um pilar fundamental do Acordo de Paris e implica na redução da vulnerabilidade dos países e comunidades às mudanças climáticas, aumentando suas capacidades de absorverem impactos e permanecerem resilientes. Segundo o documento, quase três quartos das nações têm algum plano de adaptação em vigor, mas o financiamento e a implementação ficam muito aquém do necessário. Além disso, soluções baseadas na natureza, essenciais para a adaptação, precisam receber mais atenção.