Qualidade da água
A água deve ser potável, sem a presença de coliformes fecais, matéria orgânica, bactérias ou substâncias tóxicas. Atenção para os seguintes pontos em relação à qualidade da água servida aos animais:
Análises
É indispensável realizar análises da qualidade da água periodicamente, no mínimo uma vez por ano. Dependendo da saúde, hábito alimentar e desempenho zootécnico dos animais, estas análises podem ser feitas num espaço de tempo menor.
O que observar
A análise deverá observar se as seguintes propriedades da água estão de acordo: pH; sólidos dissolvidos; dureza; coliformes e indicadores de contaminação biológica.
Tratamento
Dependendo da fonte de água, quando ela apresenta problemas constantes de turbidez, por exemplo, recomenda-se que seja feito um processo de filtragem. Assim, o tratamento químico posterior não será comprometido.
Vídeo
Cloração da água na suinocultura
Neste vídeo produzido em parceria pela Embrapa, Sindicarne (Sindicato das indústrias de produção e transformação em proteína animal de Santa Catarina), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SC) e Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) você vai ver como a cloração é um processo simples mas que faz grande diferença na qualidade da água que é oferecida aos suínos.