A água na criação de suínos
Os usos mais comuns da água na criação de suínos são para "matar a sede" dos animais e umedecer a ração, além de fazer nebulização e o programa de limpeza e desinfeção das granjas.
Esses usos podem sofrer a influência de diversos fatores, entre eles:
- Idade dos animais
- Estado sanitário
- Fase fisiológica de produção
- Peso-vivo do suíno
- Condições ambientais no interior e exterior dos edifícios de alojamento
- Práticas de higiene e limpeza
- Equipamentos utilizados na granja
O que observar
Alguns parâmetros são importantes para assegurar a potabilidade e a palatabilidade da água:
- ausência de materiais flutuantes, óleos e graxas, gosto, odor, coliformes e metais pesados
- temperatura inferior a 20°C
- pH entre 6,4 a 8,0
- máximo de 0,5 ppm de cloro livre
- 110 ppm de dureza, 20 ppm de nitrato, 0,1 ppm de fósforo, 600 ppm de cálcio, 25 ppm de ferro, 0,05 ppm de alumínio e 50 ppm de sódio
Vídeo
Gestão da água na suinocultura
Neste vídeo produzido em parceria pela Embrapa, Sindicarne (Sindicato das indústrias de produção e transformação em proteína animal de Santa Catarina), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SC) e Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) você vai ver que a gestão da água precisa ser pensada e colocada em prática mesmo antes de começar a produção dos suínos.
Publicação

Gestão da água na suinocultura
Gestão da água na suinocultura
Esta cartilha é o resultado de um estudo da gestão da água e do manejo de dejetos em propriedades produtoras de suínos em Santa Catarina. A publicação traz informações e dicas sobre o que fazer para utilizar de modo sustentável a água.
Publicado: 09/02/2024
Áudio
Como criar suínos usando menos água
Quem acompanhar este Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa, vai saber que hoje em dia é possível criar suínos com muito menos água que antigamente. E ainda temos dicas sobre o bom uso da água e quais os resultados dessa prática, como os ganhos imediatos para o meio ambiente, para os animais e também para o bolso do produtor.