Banner da Pagina

Dejetos suínos

Em toda produção animal, pequena ou de grande escala, ao final do processo restam os resíduos da produção com predominância absoluta dos dejetos. Esses dejetos têm potencial poluidor muito alto e precisam de tratamento adequado. Umas das indicações é a reciclagem dos nutrientes presentes, transformando-os novamente em algo nobre como é o caso de grãos, pastagens e madeira, além de outros.

Benefícios econômicos

Suínos | Gestão ambiental | Dejetos | Benefícios (Foto)

Suínos | Gestão ambiental | Dejetos | Benefícios

Os dejetos de suínos, quando usados de maneira adequada, seguindo recomendações técnicas, podem trazer benefícios ao produtor rural e a sua propriedade. Por exemplo, seu uso na fertilização das lavouras em substituição à tradicional adubação mineral pode gerar ganhos econômicos ao produtor rural, sem comprometer a qualidade do solo e do meio ambiente.

Para isso, é fundamental que o produtor tenha um plano técnico de manejo e adubação, que vai considerar a composição química dos dejetos, a área a ser utilizada, a fertilidade e o tipo de solo e as exigências da cultura a ser implantada, sem esquecer das boas práticas de manejo do dejeto nas estrumeiras ou lagoas de contenção.

Áudios

Áudios

Dejetos transformados em energia

Esta edição do Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa, fala sobre o destino correto a ser dado aos animais mortos nas propriedades rurais. Diversos tipos de compostagem são apresentados. Outra opção é a remoção dos animais mortos para as centrais de tratamento.

Potencial fertilizante dos dejetos suínos

Este Prosa Rural fala sobre o potencial fertilizante dos dejetos suínos, uma alternativa que propicia ganhos ambientais e econômicos. Saiba detalhes sobre os critérios técnicos que o suinocultor precisa observar para produzir um adubo eficaz para as lavouras, semelhante aos fertilizantes industrializados!

Curso

Publicador de Conteúdos e Mídias

Potencial agronômico dos dejetos de suínos

O objetivo desse curso feito a distância oferecido pelo portal e-Campo da Embrapa é munir técnicos, estudantes e agricultores com informações sobre os critérios técnicos para a elaboração de projetos voltados ao manejo e aplicação adequada de dejetos de suínos em lavouras, em substituição parcial da adubação mineral.

Organizadora: Embrapa

Duração: Até 60 dias

Carga horária: 20 horas

Vídeo

Segurança no manejo e tratamento de dejetos da suinocultura

Segurança no manejo e tratamento de dejetos da suinocultura

Bate-papo com importantes orientações sobre segurança no manejo e tratamento de dejetos da suinocultura.