Comunicação estratégica
Atualmente, com o avanço tecnológico e a ampla utilização das redes sociais, é fundamental considerar a comunicação voltada para o seu negócio. Se o seu objetivo é obter lucro, é essencial anunciar, como diz aquela expressão: "é preciso vender seu peixe". E neste caso, é necessário promover ovos!
Além de toda a parte de produção, manipulação, qualidade e estudos, é importante pensar na comunicação. Ao observarmos o cenário atual, percebemos que a comunicação voltada para venda está muito presente nas redes sociais. O que antes era feito por meio de rádio e televisão, hoje acontece no Facebook, Instagram, entre outras plataformas. O consumidor deseja saber o que está adquirindo, a qualidade do produto, o bem-estar animal, o sistema de criação das galinhas, os tipos de ovos, o valor nutricional, a segurança, entre outras informações que influenciam na decisão de compra.
Nesse contexto, gostaríamos de destacar a história da Jovelina Fonseca, proprietária do Sítio Cultivar, em Nova Friburgo (RJ). Ela é produtora de ovos orgânicos há cerca de 15 anos e participou da equipe de produtores que testaram o novo método de limpeza dos ovos sem uso de água. Com a ajuda do Sebrae, Jovelina não só criou um site, mas também uma conta no Instagram e, desde então, divulga seus produtos e trabalho nessas plataformas, estabelecendo uma rede de comunicação direta com clientes e pessoas interessadas em produtos orgânicos, o que consequentemente aumentou a sua venda e popularidade.
As redes sociais que eu utilizo são o status e se estendem pro Instagram, Facebook e os stories tanto do Instagram quanto do Facebook.” - Fala da Jovelina. Exemplo de uma mensagem divulgada nos canais de comunicação da Jovelina:
“Nossas aves são caipiras.
Recebem alimentação 100% orgânica.
São certificados e têm a inspeção sanitária do Estado.”