É o cuidado com a saúde dos peixes no cultivo, garantindo seu crescimento saudável e prevenindo doenças. Isso inclui controle da qualidade da água, alimentação adequada, quarentena de novos lotes, vacinação (quando necessário) e inspeções regulares.
O que você precisa saber sobre sanidade?
A sanidade dos peixes está diretamente relacionada às suas defesas naturais, como a pele e o muco, e às defesas adquiridas, que são mais eficazes em peixes adultos. Fatores como baixa oxigenação, variações de temperatura e manejo inadequado enfraquecem o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças.
Boas práticas, como quarentena, desinfecção de equipamentos e monitoramento de sinais de apatia são essenciais. A prevenção inclui alimentação balanceada, controle ambiental e uso de sal ou agentes preventivos para minimizar o estresse. Manter o equilíbrio entre patógeno, hospedeiro e ambiente é muito importante para evitar surtos de doenças e garantir a saúde dos peixes.
Prosa rural - sanidade
No podcast Prosa Rural com o tema “Peixe bom é aquele que tem boa sanidade” você vai aprender sobre sanidade de peixes, como manter um plantel de animais livre de doenças e o que é essencial para o sucesso do seu negócio!
Publicações

Manejo alimentar: piscicultura familiar.
Manejo alimentar: piscicultura familiar.
A escolha e o manejo adequado da ração são essenciais para a criação eficiente de peixes. Este material aborda os critérios para seleção da ração, os cuidados no fornecimento, estratégias de manejo alimentar, cálculo da conversão alimentar e boas práticas de armazenamento, garantindo melhor desempenho zootécnico e sustentabilidade na piscicultura.
Publicado: 07/02/2025

Cartilha - Boas práticas sanitárias na piscicultura familiar
Cartilha - Boas práticas sanitárias na piscicultura familiar
As Boas Práticas de Manejo são práticas produtivas simples e eficazes que devem ser adotadas nas propriedades aquícolas para garantir a produção segura.
Publicado: 30/01/2025