Verão                                               

(Janeiro a março)


Balanço econômico e planejamento da atividade leiteira – Início do ano é o momento de fazer a contabilidade financeira do ano que passou, analisando os pontos que precisam ser corrigidos e os que podem ser ampliados. Também é a hora de planejar os investimentos e mudanças necessárias para a evolução da propriedade. 

Estresse térmico - o estresse térmico causado pelo calor do verão pode prejudicar a fertilidade das vacas, com reflexos na taxa de concepção e no intervalo entre partos. É preciso abordar técnicas para minimizar os efeitos da alta temperatura: sombreamento (árvore, sombrite, etc.), uso de ventiladores, resfriamento de vacas (nebulização) na sala de espera e na pista de alimentação do compost.
 
Mastite ambiental - a umidade e o calor favorecem a proliferação de bactérias ambientais (coliformes como Escherichia Coli, por exemplo), aumentando a incidência neste período. A ocorrência de mastite ambiental está associada às condições imunológicas dos animais, o que faz a doença se apresentar mais no período de transição e durante a lactação. É importante realizar algumas práticas de prevenção, como verificar a presença de alterações inflamatórias no úbere das vacas em lactação, identificar e tratar casos da doença, trocar a cama com frequência, higienizar os tetos (pós-dipping) e, oferecer alimento no cocho após a ordenha para manter as vacas de pé por cerca de 1,5 hora – momento em que o esfíncter do teto permanece aberto – para evitar que as vacas se contaminem ao deitar.

Casco - o excesso de chuvas favorece o aparecimento de barro nos locais de trânsito e de permanência dos animais, causando problemas nos cascos. É preciso evitar locais com lamas, drenar locais de permanência de bovinos, usar pedilúvio com produtos adequados (há uma formulação correta para o pedilúvio), realizar avaliação e casqueamento dos animais. 

Parasitas - A maior umidade favorece o desenvolvimento de endoparasitas (vermes) e ectoparasitas (moscas e moscas-dos-chifres), que podem causar estresse e transmitir agentes de doenças aos animais. 

Pneumonia – Na época das chuvas, aumenta a ocorrência de pneumonia, especialmente quando não há abrigo para os animais, ou quando os abrigos são mal dimensionados (pouca ventilação e muita umidade).

BVD (Diarreia Viral Bovina) - a BVD é uma doença com maior incidência quando os animais estão sob estresse, em dias quentes e úmidos. Nesta época, mosquitos e outros vetores estão mais ativos, o que facilita a transmissão da doença. A introdução de animais doentes na propriedade também pode ser fator de transmissão da BVD.

Manejo da pastagem – Na época das chuvas, o capim cresce com muita rapidez e vigor, o que demanda do produtor um bom manejo da pastagem para que os animais façam a ingestão do volumoso com a maior qualidade possível. Capim “passado” significa alto teor de fibra e baixo teor em proteína, o que reduz o consumo pelos animais e representa prejuízo ao produtor.

Ensilagem – janeiro a fevereiro é normalmente a época de fazer silagem (milho, sorgo, BRS Capiaçu, etc.). É preciso reunir os itens e revisar os equipamentos de colheita e ensilagem, assim como comprar os materiais necessários (lona, aditivo, inoculante, etc.).  

Vídeos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Altura de corte da BRS Capiaçu

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: qual altura do corte recomendada em relação ao solo?

Mastite ambiental

Já Ouviu Falar? é uma série de vídeos curtos apresentada por especialistas da Embrapa Gado de Leite com o objetivo de compartilhar boas práticas e soluções eficazes para otimizar a produção leiteira. Neste episódio, abordamos a mastite ambiental, doença que causa muitos prejuízos aos bovinos e consequentemente à produção de leite no Brasil.

Eficácia na ensilagem de milho e sorgo

Neste episódio, o pesquisador Jackson Silva aborda o ponto ideal de ensilagem de milho e sorgo para garantir a máxima eficiência na nutrição dos animais.

Podcasts relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Altura de corte da BRS Capiaçu

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: qual altura do corte recomendada em relação ao solo?

Recomendações para ensilagem

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Jackson Silva e Oliveira responde à pergunta: como fazer uma boa silagem de BRS Capiaçu?

Publicações relacionadas


Publicador de Conteúdos e Mídias

Como identificar a vaca com mastite em sua propriedade

Como identificar a vaca com mastite em sua propriedade

A mastite é a doença mais frequente das vacas de leite, que afeta a glândula mamária, reduzindo a quantidade e a qualidade do leite produzido nas propriedades. A publicação traz orientações para realizar corretamente o diagnóstico da mastite clínica e subclínica.

Como (re)conhecer e controlar a mastite em rebanhos leiteiros

Como (re)conhecer e controlar a mastite em rebanhos leiteiros

A mastite causa graves prejuízos, reduzindo a produção de leite, interferindo em sua qualidade e reduzindo a vida de prateleira. Esta publicação apresenta informações a respeito da mastite e os procedimentos reconhecidos como eficientes para o seu controle.

Colher a cultura anual

Colher a cultura anual

Aprenda o momento certo de colheita da forragem para a ensilagem, com dicas de corte e compactação ideais para uma fermentação eficiente e máxima produção, sem perder qualidade. Saiba mais!

Sites e redes sociais


Publicador de Conteúdos e Mídias

Calendário anual

Calendário anual

Você pode conferir um calendário completo com as principais atividades de pecuária leiteira organizadas por estação do ano, auxiliando o produtor na tomada de decisões e no planejamento das ações essenciais.

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

A REPILeite é uma rede social com informações sobre produção animal, meio ambiente, saúde animal, qualidade do leite, entre outros.


 

Simula$

Simula$

Conheça essa ferramenta para comparação dos efeitos da evolução de indicadores zootécnicos específicos sobre a renda do produtor de leite!

Cursos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Controle e prevenção da mastite em rebanhos bovinos

Neste curso, você vai aprender a tomar as melhores decisões em relação ao controle e prevenção da mastite, maximizando o retorno econômico da atividade leiteira.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 30 dias

Carga horária: 30 horas

Bem-estar animal para a produção sustentável do leite

Neste curso, você vai obter conhecimento para avaliar as condições de bem-estar e manejo da propriedade e propor soluções que promovam o bem-estar e a sustentabilidade do agroecossistema por meio do uso de indicadores. 

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 60 dias

Carga horária: 30 horas

Produção higiênica do leite

Neste curso, você aprenderá os principais conceitos relacionados à composição e qualidade higiênico-sanitária do leite, sobre os cuidados para prevenir resíduos químicos e contaminantes no leite, a evolução da legislação relacionada ao leite cru no Brasil, e os impactos de se obter uma matéria prima de alta qualidade para os produtores, consumidores e laticínios.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração:

Carga horária: 40 horas