Influência dos sistemas de ordenha sobre a qualidade do leite
A refrigeração imediata do leite, preferencialmente em tanques individuais, também é essencial para preservar sua qualidade, inibindo a multiplicação de bactérias. A ordenha mecânica, por sua vez, oferece vantagens em termos de higiene e eficiência, especialmente nos sistemas de circuito fechado (canalizados). Nesses sistemas, o leite é conduzido diretamente do úbere para o tanque de refrigeração através de tubulações, minimizando o contato com o ambiente e, consequentemente, a contaminação. A refrigeração imediata também contribui para a obtenção de um leite com baixa CBT. No entanto, a manutenção preventiva do equipamento, incluindo a troca regular das teteiras e a higienização completa após cada ordenha, é fundamental para garantir a eficácia do sistema e a qualidade do leite.
Independentemente do sistema de ordenha escolhido, a atenção aos detalhes, o treinamento adequado do ordenhador e a implementação de boas práticas de higiene são essenciais para garantir a obtenção de um leite de alta qualidade. A escolha do sistema ideal deve levar em consideração fatores como o tamanho do rebanho, a produtividade das vacas, o investimento disponível e a mão de obra qualificada. A busca constante pela melhoria da qualidade do leite beneficia toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final.
Vídeos relacionados
Rotina de ordenha para qualidade e segurança no leite
Confira o vídeo com a analista Letícia Caldas Mendonça e aprenda sobre a importância de uma boa rotina de ordenha das vacas e os principais pontos de atenção na rotina de ordenha.
Mastite ambiental
Já Ouviu Falar? é uma série de vídeos curtos apresentada por especialistas da Embrapa Gado de Leite com o objetivo de compartilhar boas práticas e soluções eficazes para otimizar a produção leiteira. Neste episódio, abordamos a mastite ambiental, doença que causa muitos prejuízos aos bovinos e consequentemente à produção de leite no Brasil.
Indicadores de desempenho da ordenha mecânica
Confira o vídeo Indicadores de desempenho da ordenha mecânica, com o pesquisador Cláudio Antonio Versiani Paiva, que compartilhou informações sobre a importância dos indicadores de desempenho na rotina de ordem mecânica e a eficiência dessa ferramenta.
Podcasts relacionados
Desafios da pecuária leiteira
O médico-veterinário da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes de Souza, conta neste episódio do podcast "A Força do Leite" como enfrentar as adversidades da pecuária leiteira.
Rotina de ordenha para qualidade e segurança no leite
Confira este episódio com a analista Letícia Mendonça e aprenda sobre a importância de uma boa rotina de ordenha das vacas e os principais pontos de atenção na rotina de ordenha.
Publicações

Homeopatia: uma opção de tratamento da mamite bovina
A homeopatia é uma alternativa para o controle e tratamento da mamite, eliminando os mecanismos de resistência dos microorganismos e evitando os riscos para a saúde humana devido ao consumo do leite. Saiba mais!

Higienizar os utensílios de ordenha manual, o tanque de refrigeração e a sala de ordenha
Higienizar os utensílios de ordenha manual, o tanque de refrigeração e a sala de ordenha é essencial para reduzir a contaminação por bactérias do ambiente onde o leite é retirado. Listamos o passa a passo para a limpeza adequada desses utensílios.

Higienizar o equipamento de ordenha mecânica e sala de ordenha
A higienização dos equipamentos utilizados na ordenha mecânica é fundamental para a produção de leite de alta qualidade. Saiba como realizar este processo!
Sites e redes sociais
Cursos relacionados
Diagnóstico da brucelose e tuberculose e coleta de material para diagnóstico de raiva e encefalopatia bovina espongiforme (EEB)
Este curso tem o objetivo de capacitar veterinários na realização de diagnóstico de brucelose e tuberculose segundo normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) e coletar material para diagnóstico de raiva e encefalopatia espongiforme bovina (EEB) segundo Programa Nacional de Controle de Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e Programa Nacional de Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB).
✅ Realização: Em breve
✅ Público-alvo: restrito a profissionais formados em medicina veterinária com registro ativo no respectivo conselho de classe (CRMV)
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 5 dias
Carga horária: 40 horas/aula
Produção higiênica do leite
Neste curso, você aprenderá os principais conceitos relacionados à composição e qualidade higiênico-sanitária do leite, sobre os cuidados para prevenir resíduos químicos e contaminantes no leite, a evolução da legislação relacionada ao leite cru no Brasil, e os impactos de se obter uma matéria prima de alta qualidade para os produtores, consumidores e laticínios.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração:
Carga horária: 40 horas
Controle Estratégico do Carrapato dos Bovinos de Leite
O curso aborda a vida do carrapato, as recomendações para um controle estratégico, como proceder para realizar o teste de sensibilidade a carrapaticidas, além de ensinar os dez passos para obter sucesso no controle do parasita.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 30 dias
Carga horária: 30h