Compostagem de Carcaças de Animais


Este é um processo de decomposição da matéria orgânica que produz, dentro da propriedade, um adubo de baixo custo e de boa qualidade para uso na produção agrícola. Neste processo, o produtor precisa colocar a carcaça sobre uma cama de material vegetal e em local distante de cursos d’água. Em seguida, deve furar o rúmen do animal para evitar o inchaço e explosão, que poderia desestruturar o composto, e cobrir com mais uma camada de material vegetal. Também precisa molhar para auxiliar o processo de decomposição pelas bactérias e fungos. Após quatro a seis meses, o biocomposto pode ser utilizado para a adubação.
Mulher realizando compostagem de carcaças de animais.
Imagem de reaproveitamento de água residuária.

Reúso de água


A água residuária é aquela descartada após a utilização em diversas atividades nos sistemas de produção de leite, como na limpeza de sala de ordenha e curral. Essa água carrega material poluente e, se não tratada, pode comprometer a qualidade da água limpa e do solo. Após o devido tratamento, este resíduo pode ser utilizado em limpezas menos exigentes e em sistemas de irrigação.

Biodigestor


Pesquisas estão sendo realizadas para tratamento de dejetos de bovinos por meio do processo de digestão anaeróbia, a fim de trazer benefícios ao meio ambiente, produtor e sociedade. A digestão anaeróbia é o processo de degradação da matéria orgânica pela ação de microrganismos, na ausência de oxigênio. Este processo produz dois produtos de grande valor: o biogás, composto principalmente de metano e dióxido de carbono, e um líquido efluente, que contém nutrientes importantes aos microrganismos do solo e plantas. O biogás pode ser utilizado para a produção de energia e, assim, reduzir o consumo de energias convencionais. Já o efluente, pode economizar nos gastos com fertilizantes comerciais.
Imagem de biodigestor em uma fazenda.
Imagem de uma fossa séptica biodigestora.

Fossa séptica


A fossa séptica biodigestora é uma alternativa para tratar esgoto doméstico em localidades e residências onde não há esse serviço público. As vantagens deste sistema são a simplicidade e o baixo custo de instalação. Além do mais, seu uso promove o tratamento anaeróbio de fezes e urina humana, pela passagem desses dejetos através de duas câmaras de fermentação (caixas d’água) interligadas por sistema de sifão. Ao final é produzido um efluente que fica armazenado em uma terceira caixa que pode ser utilizado como adubo orgânico para espécies perenes.

Vídeos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Tratamento de esgoto rural com fossa biodigestora

Saiba mais sobre o tratamento de esgoto em áreas rurais, os riscos ambientais e de saúde do descarte inadequado e a fossa séptica biodigestora tecnologia Embrapa.
 

Tratamento de esgoto doméstico

Utilizamos água para diversas atividades cotidianas e quando ela é liberada diretamente no ambiente suja após o uso, contaminamos o solo e as fontes de água, causando doenças e desequilíbrios ambientais. Saiba como montar um sistema de tratamento de esgoto doméstico!
Fonte: Epagri

Transformações e sustentabilidade na pecuária leiteira

Neste episódio com o pesquisador Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, saiba mais sobre a evolução tecnológica e a importância da sustentabilidade e produção regenerativa. Além disso, entenda a necessidade de produzir leite de forma eficiente e sustentável, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Podcasts relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

BRS Kurumi em sistema de integração

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Domingos Sávio Campos Paciullo responde à pergunta: a BRS Kurumi é indicada para pastejo em sistema ILP e ILPF?

Compost barn - sanidade, reprodução animal e emissão de gases de efeito estufa

Neste episódio será abordado sobre o Compost Barn, um sistema que ajuda a cortar custos, melhora a produção e a saúde dos rebanhos, e ainda usa bem os resíduos da atividade leiteira.

— 2 Itens por página
Exibindo 1 - 2 de 5 resultados.

Publicações


Publicador de Conteúdos e Mídias

Dejetos bovinos para produção de biogás e biofertilizante por biodigestão anaeróbica

Dejetos bovinos para produção de biogás e biofertilizante por biodigestão anaeróbica

A digestão anaeróbia é o processo de degradação da matéria orgânica pela ação de micro-organismos, na ausência de oxigênio. Este processo produz dois produtos de grande valor: o biogás  e um líquido efluente, utilizado comumente como fertilizante, por conter minerais e nutrientes essenciais para solo e planta na agricultura. Saiba mais vantagens desse processo!

Compostagem de carcaças de grandes animais

Compostagem de carcaças de grandes animais

Uma solução para o destino das carcaças de animais mortos e outros resíduos biológicos como fetos e restos de parição, considerada economicamente e ambientalmente viável, é a compostagem, um processo biológico de decomposição da matéria orgânica realizado por bactérias e fungos. Entenda melhor esse método!

Como montar e usar a fossa séptica modelo Embrapa

Como montar e usar a fossa séptica modelo Embrapa

A fossa séptica modelo Embrapa é um sistema simples desenvolvido para tratar o esgoto dos banheiros de residências rurais com até sete pessoas. O esgoto é tratado pelo processo de biodigestão, que reduz muito a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana e a poluição do solo, córregos e rios. Por isso, a fossa séptica é um instrumento de saúde pública e de melhoria da qualidade de vida no campo.

Sites e redes sociais


Publicador de Conteúdos e Mídias

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

A REPILeite é uma rede social com informações sobre produção animal, meio ambiente, saúde animal, qualidade do leite, entre outros.


 

Cursos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

Conceitos básicos em manejo ambiental da propriedade leiteira

A capacitação busca capacitar agentes de assistência técnica e extensão rural sobre as noções básicas em manejo ambiental da atividade leiteira para mitigação dos impactos ambientais e adequação ambiental da propriedade.

Organizadora: Embrapa Pecuária Sudeste

Duração: Oferta contínua

Carga horária: 8 horas