Buscar
Filtros
Exibindo 23 resultados encontrados
-
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confinamento
Os sistemas de produção de leite geram grande quantidade de água residuária nas diversas etapas do processo. O objetivo desta publicação é apresentar uma maneira eficaz para o produtor utilizar a água residuária em sistemas de produção de leite.
-
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite
Nos sistemas de produção de leite, é gerada grande quantidade de água residuária, que carrega uma quantidade considerável de materiais poluentes que, se não forem retirados, podem comprometer a qualidade dos corpos de água e do solo. O reuso de água ocorre a partir do tratamento da água residuária gerada em determinada atividade para ser usada novamente em atividades menos exigentes. Entenda melhor esse processo!
-
Fazer a rotação das áreas
Entenda como fazer a rotação das áreas de pastagem e dicas para realizar este processo da melhor forma no Manual de Bovinocultura de Leite!
-
Implementar a ILPF
Um dos principais objetivos da Integração Lavoura–Pecuária–Floresta é a recuperação das áreas degradadas, seja de pastagens, seja de lavoura. Saiba os passos importantes para implementar a ILPF na sua propriedade no Manual de Bovinocultura de Leite!
-
Indicações técnicas para a produção de sementes de plantas recuperadoras de solo para a agricultura familiar
Produzir sementes gera economia e renda. Plantas que recuperam o solo são importantes na agricultura. Neste material, vamos ensinar como cuidar dessas plantas e preparar as sementes.
-
Inserir o componente florestal
A introdução do componente florestal pode ser feita em qualquer fase dentro de um sistema de Integração Lavoura–Pecuária–Floresta, conforme os interesses e objetivos do produtor rural. Saiba mais neste capítulo do Manual de Bovinocultura de Leite!
-
Monitoramento das helmintoses gastrintestinais em rebanho leiteiro criado em sistema de produção orgânica na Fazendinha Agroecológica
A presente publicação, ainda que com dados preliminares, tem o caráter pioneiro de monitorar a presença de parasitos gastrointestinais em animais manejados para produção orgânica de leite. Os resultados encontrados indicam que o manejo orgânico empregado permitiu controlar os níveis de infestação de parasitos sem que os animais fossem prejudicados.
-
Objetivos da ILPF
Os objetivos da Integração Lavoura–Pecuária–Floresta são variados, desde a recuperação de pastagens degradadas até a melhoria na conservação de água. Conheça outros objetivos deste sistema no Manual de Bovinocultura de Leite!
-
Preparo de composto orgânico na pequena propriedade rural
Os solos de regiões semi-áridas que possuem baixos teores de matéria orgânica têm nos fertilizantes orgânicos a possibilidade de melhorar suas propriedades físicoquímicas e biológicas e, consequentemente, sua produtividade e fertilidade natural. No entanto, a aplicação direta de resíduos orgânicos frescos ao solo pode acarretar prejuízos às culturas. Conheça os princípios do preparo de compostos orgânico nesta publicação!
-
Barraginhas: água de chuva para todos
Pastagens introduzidas sem os devidos cuidados de conservação do solo e reposição de nutrientes aceleraram a degradação do solo, afetando a sustentabilidade agrícola. Para reverter esse quadro, uma possível solução são as barraginhas, um sistema destinado a conter as águas das chuvas por represamento. Saiba mais!
-
Boas práticas agropecuárias para a produção de leite seguro e de qualidade
Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos alimentos e preocupados com a própria saúde. Desta forma, para que produtores e indústrias cresçam em suas atividades e se mantenham no mercado é importante acompanhar e seguir esta tendência garantindo a competitividade e sucesso. Saiba mais!
-
BRS Integra - nova cultivar de Uruchloa ruziziensis para ILPF
A BRS Integra foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar aos agricultores uma alternativa de forrageira para a produção de palhada nos sistemas de ILPF, apresentando maior produção de massa seca de forragem total e de folhas no omutono/inverno.
-
Utilização de uma fossa séptica biodigestora para melhoria do saneamento rural e desenvolvimento da agricultura orgânica
Fossas comuns nas áreas rurais podem contaminar a água e causar doenças. O biodigestor resolve isso, transformando resíduos em gás e adubo. Ele melhora o saneamento e a agricultura, economizando com adubo químico. Esse sistema traz mais saúde e produtividade para o campo.
-
Compostagem de carcaças de grandes animais
Uma solução para o destino das carcaças de animais mortos e outros resíduos biológicos como fetos e restos de parição, considerada economicamente e ambientalmente viável, é a compostagem, um processo biológico de decomposição da matéria orgânica realizado por bactérias e fungos. Entenda melhor esse método!
-
Eficiência do Processo de biodigestão em fossa séptica biodigestora inoculada com esterco de ovino
Esta publicação aborda os resultados obtidos na avaliação de uso da Fossa Séptica Biodigestora inoculada com esterco de ovino, em estudo feito com o objetivo de ampliar o potencial de aplicação da tecnologia atendendo áreas nas quais a pecuária se desenvolve com pequenos ruminantes, notadamente no nordeste brasileiro.
-
Forrageiras para Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Região Sul-brasileira
Este livro trata desde a qualidade da forragem, abordando temas básicos como morfologia de gramíneas e leguminosas, bases fisiológicas para o manejo de forrageiras, gramíneas e leguminosas anuais e perenes, de inverno e de verão, cereais de duplo propósito, ensilagem, máquinas e equipamentos para conservação de forragem, estabelecimento de forrageiras em sistemas iLPF, irrigação e finaliza com um glossário de termos técnicos comuns em produção animal.
-
Guia de boas práticas na pecuária de leite
Guia de boas práticas na pecuária de leite
Este guia orienta os produtores de leite a equilibrar rentabilidade com responsabilidade ambiental, bem-estar animal e saúde pública, permitindo-lhes agregar valor ao produto através de práticas sustentáveis que atendam às demandas da indústria e dos consumidores.
Publicado: 10/10/2023
-
Leite orgânico: cenário da pecuária leiteira orgânica no Brasil
A pecuária leiteira orgânica é ainda incipiente no Brasil em relação a outros países da Europa e América do Norte. Entretanto, a cadeia produtiva encontra-se em fase de estruturação e expansão no país. Esta publicação visa apresentar o cenário atual a partir da sistematização de dados oficiais disponíveis, bem como a regulamentação para a produção de leite orgânico de acordo com a legislação vigente.
-
Água que cai do céu - Projeto Barraginhas
As barraginhas são um sistema de captação de água da chuva que vem amenizando enchentes e resolvendo o problema da falta de água em todo o Brasil. As pequenas bacias escavadas ocupam o espaço poroso do solo e reforçam o lençol freático, funcionando como uma caixa d’água natural. Saiba mais nesta publicação!
-
Uso do capim vetiver (sistema vetiver) na estabilização de taludes de rodovias, proteção de drenagens e de áreas marginais
O Sistema Vetiver é usado para proteger encostas de estradas e evitar erosão. É uma solução barata e eficaz. Para funcionar bem, é importante usar plantas de boa qualidade e aplicar a técnica correta. Saiba mais baixando o estudo.
-
Vantagens da ILPF para a pecuária de leite
Em consonância com os objetivos da ILPF, os seus benefícios podem ser revertidos tanto para o produtor quanto para as lavouras e as pastagens. Conheça as vantagens desse sistema no Manual de Bovinocultura de Leite!
-
Como montar e usar a fossa séptica modelo Embrapa
A fossa séptica modelo Embrapa é um sistema simples desenvolvido para tratar o esgoto dos banheiros de residências rurais com até sete pessoas. O esgoto é tratado pelo processo de biodigestão, que reduz muito a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana e a poluição do solo, córregos e rios. Por isso, a fossa séptica é um instrumento de saúde pública e de melhoria da qualidade de vida no campo.
-
Dejetos bovinos para produção de biogás e biofertilizante por biodigestão anaeróbica
A digestão anaeróbia é o processo de degradação da matéria orgânica pela ação de micro-organismos, na ausência de oxigênio. Este processo produz dois produtos de grande valor: o biogás e um líquido efluente, utilizado comumente como fertilizante, por conter minerais e nutrientes essenciais para solo e planta na agricultura. Saiba mais vantagens desse processo!
Mais vistos

BRS Capiaçu e BRS Kurumi: cultivo e uso
O objetivo do livro é descrever as principais características da BRS Capiaçu e BRS Kurumi e esclarecer as questões a respeito do cultivo e uso dessas cultivares, por meio de perguntas e respostas elaboradas por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Clima Temperado.

Carrapatos: problemas e soluções
Neste livro, você vai conhecer mais sobre o controle do carrapato dos bovinos, carrapaticidas, resistência, tristeza parasitária bovina e também sobre os problemas e soluções envolvendo o carrapato-estrela.

Principais erros cometidos na luta contra o carrapato dos bovinos
O material explica o ciclo do carrapato dos bovinos, erros no controle e como corrigi-los. Use essas dicas simples para controlar o carrapato e diminuir prejuízos.
Idade do primeiro corte
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino Andrade responde à pergunta: com qual idade da capineira pode-se fazer o primeiro corte após a sua implantação?
Idade do primeiro pastejo
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Domingos Sávio Campos Paciullo responde à pergunta: com qual idade pode-se realizar o primeiro pastejo?
Importância da análise de solo
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Carlos Eugenio Martins responde à pergunta: quando e como fazer a amostragem de solo?